Isolamento social: saiba o que pode e o que não pode funcionar em SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Coronavírus
Isolamento social: saiba o que pode e o que não pode funcionar em SE
Confira pontos do decreto prorrogado pelo governo do Estado até 24 de abril
Economia | Por F5 News 17/04/2020 09h20 - Atualizado em 17/04/2020 18h03 |


A partir desta sexta-feira (17) passa a vigorar um novo decreto no estado de Sergipe com medidas de isolamento social para combater o coronavírus. Todos os 75 municípios têm que obedecer à restrição de atividades. A medida deve vigorar até 24 de abril, mas a data poderá ser renovada, estendida ou suprimida, de acordo com a evolução de casos da doença no estado.

O Decreto 40.576 assinado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), publicado no Diário Oficial de hoje, determina a continuidade da suspensão de uma série de atividades, mas estabelece o funcionamento de outros segmentos incluídos nos chamado serviços essenciais. 

Recomenda ainda que a circulação de pessoas em todo o estado se limite às necessidades imediatas de alimentação, cuidados de saúde e atividades essenciais, respeitando as orientações de distanciamento social e, inclusive, o uso de máscara em lugares públicos. 

O que pode abrir?

Estão autorizados a reabrir hotéis, motéis e pousadas, sendo vedado o funcionamento das áreas comuns de lazer, os restaurantes, bares e salas de auditório. O funcionamento destes locais passa a ser autorizado mediante rigorosas medidas de cuidados com colaboradores e clientes, de acordo com os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias e de saúde.

Também poderão funcionar, seguindo os critérios de higiene e distanciamento social especificados no decreto, lojas de material de construção; imobiliárias; concessionárias de veículos; lojas de auto-peças; cartórios e tabelionatos; escritórios de arquitetura e engenharia; empresas de assistência técnica e óticas. Os estabelecimentos comerciais citados, no entanto, não poderão estar localizados em shoppings centers, galerias ou centros comerciais. 

Hipermercados, supermercados, padarias, agências bancárias, transporte público e serviços de saúde, incluindo clínicas veterinárias e odontológicas continuam autorizadas a funcionar. 

Dentre os critérios a serem seguidos para o funcionamento destes locais destacam-se: a limitação de vagas do estacionamento para veículos, implantação de controle fiscalizatório; controle de acesso, limitação do número de clientes, disponibilização de produtos sanitizantes para o público em geral, como fornecimento de álcool a 70%, higienização de superfícies de contato e obrigatoriedade de fornecimento e uso de máscaras pelos clientes; dentre outros.

A proteção integral aos empregados também deve ser garantida, inclusive, com uso obrigatório de equipamento de proteção individual de acordo com a atividade laboral, e de máscaras. 

O que continua fechado?

Estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços em geral devem paralisar suas atividades, o que inclui casas noturnas, shoppings, galerias comerciais, academias de ginástica. Bares, restaurantes, lanchonetes e açougues só abrem para pedidos por telefone e serviços de entrega, como delivery ou drive thru.

Já as universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada, permanecem suspensas até o dia 30 de abril, quando o governador anunciará, a partir das informações do período, se a reabertura será autorizada ou não.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Tania Rego/ABR
08/07/2025  17h00 Cesta básica em Aracaju tem maior queda entre capitais em junho
Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Arquivo
07/07/2025  19h00 Produção de veículos cresce 7,8% no primeiro semestre, diz Anfavea
Marcelo Camargo/Agência Brasil
07/07/2025  16h30 Combustível: governo prevê queda de preço se petróleo mantiver cotação
Metropoles/reprodução
07/07/2025  15h34 Vendas de combustíveis em Sergipe crescem 4,2% em maio de 2025
Agência Sergipe
07/07/2025  11h33 Vendas de veículos novos em Sergipe somaram 1.441 unidades, em junho

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado