Justiça determina que Deso refature contas de quase 40 mil unidades de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Direito do Consumidor
Justiça determina que Deso refature contas de quase 40 mil unidades de Aracaju
Segundo o MP, valores cobrados em abril superam a média de consumo real
Economia | Por F5 News 06/07/2020 14h53 - Atualizado em 06/07/2020 21h29 |


Uma liminar da juíza Christina Machado de Sales e Silva, da 18ª Vara Cível de Aracaju, determina que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) revise cerca de 40 mil contas de consumidores de Aracaju, lançadas no mês de abril/20, que foram acrescidas de resíduos do crédito de consumo da fatura do mês de março. A decisão atende a um pleito da Promotoria dos Direitos do Consumidor do Ministério Público de Sergipe (MP). 

A magistrada fixou prazo de 10 dias para o refaturamento. Conforme a decisão, o resíduo deverá ser cobrado pela real média histórica de consumo dos últimos seis meses, tanto das unidades que tiveram aumento de até 10 m³ da sua média, como aquelas que experimentaram aumento da sua média acima de 10 m³, sem a cobrança de encargos pelo eventual inadimplemento do usuário, bem como com a compensação de valores para os consumidores que efetuaram o pagamento.

A Companhia também não poderá cobrar quaisquer encargos financeiros pelo atraso no pagamento das faturas emitidas em abril de 2020, com reclamações formalizadas no serviço de atendimento ao consumidor, ou na hipótese de refaturamento, sendo disponibilizada nova data para pagamento correspondente.

Além disso, a liminar determina que a Deso disponibilize, também em 10 dias, callcenter com funcionamento adequado e gratuito para atender os consumidores para registro de reclamações sobre faturas, demandas de usuários sobre informações, dúvidas, reclamações, suspensão ou cancelamento de contratos e serviços, devendo promover, em igual prazo, ampla divulgação do número de contato do serviço, sem prejuízo de manutenção do atendimento por outros canais, inclusive no site.

“O serviço de atendimento ao usuário não funcionando adequadamente impede qualquer movimento do consumidor. A Ouvidoria do Ministério Público recebeu diversas denúncias, assim como o Procon de Sergipe e de Aracaju. Tudo que o consumidor não precisa nesse momento difícil é ter mais uma preocupação”, pontuou a promotora de Justiça Euza Missano.

F5 News procurou a assessoria de imprensa da Deso, mas não obteve retorno até a publicação desta notícia. O espaço continua à disposição. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
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