Lojistas de Aracaju esperam crescimento tímido das vendas neste natal
Economia 20/11/2016 08h20 |Por Will Rodriguez e Fernanda Araujo
Com a confiança dos consumidores em alta, varejistas estão esperançosos com as vendas para o Natal em Aracaju. Para eles, a data comemorativa, que é a principal do setor, deve render lucros melhores em comparação a 2015, quando a recessão se alastrou. Embora otimistas, o movimento deve ficar abaixo do ideal.
Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) indica que, diante da dificuldade de retomada das vendas na ponta, lojistas estão mais prudentes na hora de reforçar o estoque. “Estamos cautelosos, mas esperamos um crescimento de um pouco mais de 3% em alguns segmentos”, explica o presidente da Câmara de Dirigente Lojistas de Aracaju (CDL), Breno Barreto.
O empresário ressalva, no entanto, que há setores que podem surpreender nas vendas. “Calçados e vestuários, por exemplo, podem superar os 3% chegando a até 10% de aumento”, disse Barreto.
A perspectiva é de que ocorram mais transações nas lojas, mas com valor médio menor - ou seja, será um Natal de mais lembrancinhas.
Ainda assim, o economista do SPC, Honório Pinheiro, avalia que mesmo diante da crise, o Natal continua exercendo forte influência no estímulo ao consumo. “É uma oportunidade para os comerciantes e lojistas se recuperarem das perdas que tiveram ao longo do ano, em virtude dos efeitos da recessão”, acredita.
No caso da capital sergipana, preocupa ainda o fato de que os servidores públicos do Município e do Estado têm poucas perspectivas quanto ao recebimento do 13º salário. “Estamos esperando o pagamento dos salários em dia, da primeira parcela do 13º, porque isso é o que vai definir o sucesso das vendas do Natal”, afirma Barreto.
No caso dos servidores estaduais, o abono salarial será pago em seis parcelas a partir de janeiro de 2017, mas os servidores têm a opção de antecipar o benefício por meio de um empréstimo no Banese. Já os servidores municipais ainda não sabem quando receberão a gratificação natalina.


É o menor índice desde setembro de 2022

Combustível canalizado também assegura fornecimento contínuo e confiável, impactando na manutenção da produtividade e competitividade no mercado

Na véspera, o dólar fechou em queda de 0,19%, cotado a R$ 5,415. Ibovespa teve leve alta de 0,04%, aos 138 mil pontos

Comércio, beleza e serviços para animais impulsionam economia local, com destaque para bairros Jabotiana, Inácio Barbosa e São Conrado

Estimativa para o PIB é 2,18% este ano