Materiais escolares registram aumento de 15% a 30% neste ano
Um dos motivos apontados é a falta de insumos, que encareceu a produção dos itens Economia | Por Letícia Oliveira 17/01/2022 14h15 - Atualizado em 18/01/2022 11h29 |O preço dos materiais escolares este ano está entre 15% a 30% mais alto, segundo aponta a Associação Brasileira de Fabricantes de Material Escolar. Com a aproximação das voltas às aulas, pais e responsáveis já estão com a lista de materiais escolares em mãos, e em busca dos melhores preços.
Conforme aponta a Associação, o motivo do aumento é que as indústrias nacionais e internacionais também estão arcando com custos mais elevados.
O economista Idalino Souza, em entrevista à TV Atalaia, observa que o crescimento também se deu devido à falta de insumos nas indústrias.
“Vemos uma situação atípica, devido à falta de insumos, e da não utilização da capacidade total das indústrias em produzir, isso consequentemente elevou os preços, menos produtos no mercado, os produtos foram elevados e consequentemente tivemos elevação na inflação”, afirmou o economista à emissora.
O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) divulgou recentemente uma pesquisa comparativa dos preços dos materiais escolares. O levantamento foi realizado em oito estabelecimentos. De acordo com o órgão, os materiais listados estão entre os mais pedidos pelas instituições de ensino, confira os valores.
O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, informa que a pesquisa tem como foco auxiliar os consumidores na hora da compra, evitando que sejam vítimas de preços abusivos.
"A pesquisa permite que o consumidor realize uma consulta prévia aos valores dos produtos, possibilitando o planejamento das compras, inclusive, ampliando as alternativas para gerar maior economia", ressalta.
A recomendação é que os pais pesquisem antecipadamente os valores, para economizar na compra desses materiais.
Estagiária sob supervisão do jornalista Will Rodriguez





