Mulheres trocam experiências sobre empreendedorismo em Aracaju
Economia 23/03/2018 19h01 - Atualizado em 23/03/2018 21h28 |Por Will Rodriguez
Os caminhos e desafios do empreendedorismo no Brasil estão no centro dos debates do primeiro Encontro de Mulheres Empreendedoras de Sergipe, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em Aracaju.
Na abertura, na tarde desta sexta-feira (23), a promotora de Justiça Euza Missano conduziu um painel em que abordou a essência feminina como relevante no êxito de um negócio, destacando as peculiaridades do comportamento da mulher que tornam-se decisivos em momentos de dificuldades para uma empresa.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sergipe, Laércio Oliveira, corroborou o entendimento da palestrante, ressaltando que “mais de 50% das micro e pequenas empresas brasileiras atualmente são conduzidas por mulheres”.
Segundo ele, estudos do Sebrae já concluíram que as empresas administradas por mulheres têm “maior longevidade”, o que na ótica de Laércio, reflete “o comprometimento feminino e competência naquilo que faz”.
Em Sergipe, conforme levantamento da Junta Comercial e Empresarial (Jucese), mais 40 mil empresas têm a participação feminina. Uma dessas empreendedoras é Jane Silva, que há dez anos abriu o Pastel da Jane, na capital sergipana.
A empresa começou numa barraca de feira e hoje atende a mais de sete mil clientes por mês, que consomem mais de 14 mil pasteis de 30 variedades. O sucesso, para ela, é resultado da “persistência, o amor pelo que faz e a determinação”.
A memória da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada recentemente, foi homenageada com um minuto de silêncio durante o encontro.
O Encontro da Mulher Empreendedora terá continuidade neste sábado (24), no shopping Riomar, zona sul da capital. A programação que terá início às 10 horas reúne shows, ações de mentoria, palestras e rodas de conversa.
Às 19 horas, a jornalista Fabiana Teixeira encerra o evento com a palestra “Empoderar e Impactar - a comunicação como aliada do sucesso”. O acesso é gratuito.
