Plano da retomada econômica em Sergipe deve ser apresentado nesta segunda
Covid-19 avança e governador demonstra preocupação com pressão sobre o sistema de saúde Economia | Por Will Rodriguez 08/06/2020 06h33 - Atualizado em 08/06/2020 18h06 |O governo de Sergipe planeja apresentar, nesta segunda-feira (8), o plano elaborado pelo Comitê Gestor de Retomada Econômica (Cogere) para reativação dos setores afetados pelo pandemia do coronavírus. Dividido em seis etapas, o projeto deverá começar a ser executado a partir do dia 15 de junho, segundo previsão inicial da cúpula governamental. Mas, neste domingo (7), o governador Belivaldo Chagas voltou a demonstrar preocupação com a pressão que o avanço da doença tem feito sobre o sistema de saúde.
Há expectativa de que o plano seja oficialmente detalhado na tarde desta segunda, quando está prevista a entrevista coletiva do Estado sobre o decreto com as medidas de isolamento social. Segundo o governador, apesar da previsão de que a flexibilização das restrições ocorra só na próxima semana, é possível que a partir desta terça-feira (9) algumas atividades já tenham autorização para voltar a funcionar seguindo as diretrizes sanitárias estabelecidas pela Secretaria da Saúde.
O comitê desenhou um plano regionalizado considerando o número de casos de cada área do estado. Dessa forma, as atividades foram organizadas por cores (vermelho, laranja, amarelo e verde) e serão reativadas a partir da avaliação da situação epidemiológica de cada região. “Se tudo correr bem, final de julho, início de agosto, nós estaremos com 95% das atividades (retomadas)", adiantou Belivaldo, acrescentando que shows, escolas e eventos serão contemplados posteriormente.
A Covid-19 avança
Sergipe ultrapassou a barreira dos nove mil casos confirmados de covid-19 no final de semana e tem, atualmente, mais de 200 vítimas da doença, o dobro do total de mortes registrado há 13 dias. Situação que acendeu o alerta do governo para a ameaça de uma nova tensão da rede de saúde, que em uma semana viu a taxa de ocupação dos leitos de UTI sair de 55% para 70%.Em uma postagem no twitter, na noite deste domingo, o governador Belivaldo Chagas considerou preocupante o aumento dos casos graves da doença no estado que precisam de internação em leitos de terapia intensiva e também a baixa adesão ao isolamento social, que hoje é o terceiro pior do país.
Aumentamos em quase cinco vezes os leitos de UTI, em dois meses passamos de 27 para 126, só na rede pública. Mas a ocupação também aumenta assustadoramente. Na última segunda-feira (1), eram 55%, hoje já beira os 70%. Se continuarmos assim não haverá UTI suficiente.Fique em casa!
— Belivaldo Chagas (@belivaldochagas) June 7, 2020





