Presidente da Fames lamenta prorrogação da redução de IPI | F5 News - Sergipe Atualizado

Presidente da Fames lamenta prorrogação da redução de IPI
Economia 02/04/2013 13h34 |


 

No último sábado (30), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o governo federal desistiu de elevar novamente a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis que aconteceria a partir do mês de abril. O prefeito de Monte Alegre e presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Antônio Rodrigues (“Tonhão” – PSC), lamentou a decisão.

“Com essa medida, as alíquotas do IPI para os carros permanecem no atual patamar até o fim deste ano. Mesmo assim, o tributo ainda seguirá em um patamar acima do estava sendo cobrado no fim de 2012, o que causa um impacto direto nas contas dos municípios. A crise econômica já é intensa, e com a prorrogação, os municípios brasileiros vão continuar sendo prejudicados no valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é repassado mensalmente”, explica Tonhão, lembrando que o FPM é constituído por parte da arrecadação do IPI e do Imposto de Renda (IR).

O governo informou ainda que a iniciativa busca estimular não somente o setor automotivo, classificado como "um dos principais motores da economia", mas também "toda a cadeia automobilística, como as indústrias de autopeças, de estofamento e de acessórios". Entre 2008 e 2010, o governo já havia baixado o IPI para incentivar a venda de veículos e estimular a atividade durante a primeira etapa da crise financeira internacional.

No ano passado, a estratégia se repetiu e agora o imposto estava retornando aos poucos ao normal. Segundo o governo, a medida representa uma renúncia fiscal adicional (recursos que deixarão de ser arrecadados) de R$ 2,2 bilhões de abril a dezembro de 2013 em relação ao que já estava programado. Diante dessa situação, Tonhão sugere que o Governo Federal faça uma compensação, repondo os recursos da desoneração. "Assim, as prefeituras não ficarão em desvantagem por causa de um setor da economia", justifica. 

Mais Notícias de Economia
Ascom Sedetec
15/09/2025  12h27 Fafen Sergipe se prepara para reabrir com nova operadora, a Engeman
Contrato de R$ 976 milhões prevê operação das plantas de amônia e ureia
Max Carlos / Setur
15/09/2025  11h45 Sergipe registra aumento de 10,8% de passageiros no aeroporto de Aracaju
O quantitativo alcançado é um recorde no mês de Agosto em comparação com 2024
SSP/Divulgação
15/09/2025  10h38 Fiscalização em Aracaju verifica bombas de combustíveis e GNV
Operação conjunta de órgãos estaduais busca garantir quantidade e qualidade para consumidores
Ascom/Fundat/Divulgação
15/09/2025  09h49 Fundat anuncia novas oportunidades de emprego nesta segunda, 15 de setembro
Oportunidades em diversos bairros com cadastro presencial na Fundat e Unidades de Atendimento
Fernando Frazão/Agência Brasil
13/09/2025  15h00 Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
Resultado representa sexta alta seguida do setor

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado