Salões de beleza e barbearias de Sergipe reabrem em um novo cenário | F5 News - Sergipe Atualizado

Salões de beleza e barbearias de Sergipe reabrem em um novo cenário
Estabelecimentos se adequam às medidas sanitárias de higiene e de distanciamento
Economia | Por Saullo Hipolito 02/07/2020 12h25 - Atualizado em 02/07/2020 14h01 |


Algumas cidades brasileiras já estão passando pela reabertura gradual de segmentos do comércio e dos serviços – como escritórios, concessionárias e imobiliárias. Em Sergipe, por exemplo, os salões de beleza e barbearias voltaram a funcionar nesta quinta-feira (2), conforme previsto na fase laranja do Plano de Retomada da Economia do Governo de Sergipe, anunciado tardiamente por conta do alto número de leitos ocupados.

O funcionamento de salões e barbearias está condicionado à adoção de procedimentos de segurança e o que mais chama a atenção na reabertura desses estabelecimentos é a rotina adaptada a uma nova realidade, bem diferente da que se tornara comum a todos. No momento, os locais só poderão abrir três vezes por semana – às terças e quintas-feiras, e aos sábados –, com atendimento ao cliente pré-agendado.

Com totens de álcool em gel na entrada, higienização de todos os balcões, máscaras e protetores faciais, capa de corte descartável, esterilização de materiais, distanciamento pessoal e organização no tempo de atendimento, os estabelecimentos de beleza vão se adequando para atender os clientes com foco na saúde de todos. Outra medida é que, antes da troca de clientes, cada local de trabalho deve ser higienizado pelo profissional responsável.

Num estabelecimento no bairro São José, em Aracaju, o proprietário, Vanderson Campos (foto), comemora a retomada e reforça que com a reabertura os profissionais podem ficar mais tranquilos financeiramente.

“Foi um momento muito esperado, esse espaço é novo e três dias após a inauguração tivemos que fechar, foi aquele susto, com três meses difíceis, mas graças a Deus retomamos com a expectativa de melhora. No começo ficamos paralisados, mas a gente já tinha um contato com os clientes via whatsapp e começamos a atender em domicílio”, afirmou.

Segundo ele, o novo espaço foi criado para até sete profissionais, mas com as regras de distanciamento, algumas medidas foram adotadas para cumpri-las. “Iriamos contratar mais pessoas, mas agora não dá, então resolvemos aguardar esse momento passar”, disse Vanderson, que já faz cortes para o público masculino há quatro anos.

Espaço personalizado

Para trazer o cliente de volta ao local, o empresário admite que vai ter que investir em mais conforto e segurança; por isso, implementou um espaço da barbearia para atender a clientes no grupo de maior risco. “Temos muitos clientes idosos e o objetivo é dar mais segurança a eles. A opção é exclusiva do cliente”, afirmou Vanderson.

Vanderson disse ainda ao F5News que nunca vivenciou uma situação igual. Ao longo de três meses, mesmo com os atendimentos em domicílio, sua situação financeira foi piorando, mas para ele, o momento é de cautela e análise da situação.

“Temos uma boa expectativa, até por estarmos em um local novo, mas tudo com calma. Vamos esperar o que vai acontecer nos próximos dias e meses. Até o momento só podemos abrir três vezes na semana, então temos que pensar devagar, até porque há o receio de tudo fechar novamente”, afirma o empresário.

Defesa civil

Ainda durante esta manhã de quinta-feira (2)´, a Defesa Civil e a Guarda Municipal de Aracaju estiveram fiscalizando algumas barbearias da cidade. Mas, segundo a assessoria, todas estavam regulares, observando as normas sanitárias previstas nos decretos estadual e municipal, e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
 Brics/Divulgação
04/07/2025  08h20 Entenda o que é o Brics, grupo que se reúne a partir de domingo no Rio
Governo de Sergipe
04/07/2025  08h16 Produção de petróleo em Sergipe aumentou 8,3%, em maio
Freepik
04/07/2025  07h18 Dólar é o menor em mais de um ano e Bolsa bate novo recorde histórico
Ascom/Sedetec
04/07/2025  07h17 Governo do Estado prospecta investimentos para Sergipe em Portugal
Marcelo Camargo/Agência Brasil
03/07/2025  16h12 Vendas de veículos novos recuam em junho, mas crescem 4,8% no semestre

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado