Sergipe começa reabertura da economia; saiba quais setores podem funcionar | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe começa reabertura da economia; saiba quais setores podem funcionar
Grande Aracaju ainda tem restrições; cerca de 16 mil sergipanos podem voltar ao trabalho
Economia | Por Will Rodriguez 29/06/2020 06h30 |


Após dois recuos do governo do Estado em função do crescimento dos casos de covid-19, Sergipe inicia, nesta segunda-feira (29), o Plano de Retomada Econômica, elaborado para reativação gradual das atividades afetadas pela pandemia há mais de 100 dias. Para os municípios da região metropolitana de Aracaju, no entanto, alguns setores seguem proibidos de voltar a funcionar.

O plano do governo estadual está dividido em quatro fases, que devem levar seis semanas, mas estão sujeitas à situação epidemiológica do estado em relação à evolução dos casos e ocupação dos leitos hospitalares, podendo ser antecipadas ou postergadas, como já ocorreu com a fase 1 (laranja), que deveria ter entrado em vigor na semana passada.

Na prática, a flexibilização das restrições de funcionamento começou no dia 18 de junho com a inclusão de segmentos como concessionárias de veículos, imobiliárias, lojas de eletrodomésticos e escritórios de engenharia/arquitetura na relação dos serviços essenciais. 

Na fase iniciada nesta segunda, conforme projeção do Estado, um contingente de mais de 16 mil trabalhadores pode voltar às suas atividades presenciais. Com isso, cerca de 60% do mercado de trabalho sergipano estaria em operação. A partir de hoje, podem reabrir agências de publicidade, agências de viagens, clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia; comércio (alguns setores); operadores turísticos; atividades de treinamento de desporto profissional; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal; templos e atividades religiosas (com lotação de 30%).

Também podem reabrir lojas de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, somadas a livrarias, comércios de artigos de escritório e papelarias. Na capital, Aracaju, essas atividades deverão observar o horário de funcionamento de 9h às 16h.

Além da capital sergipana, nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, salões de beleza, barbearias e templos religiosos devem continuar fechados. A liberação desses estabelecimentos na Grande Aracaju será discutida em nova reunião do Comitê de Retomada nesta terça-feira (30). 

A volta ao trabalho deve ser cercada de uma série de precauções estabelecidas pelo governo para evitar a disseminação do coronavírus, dentre elas, o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e entre as estações de trabalho, o uso de máscara de proteção facial que é obrigatório em locais públicos ou privados. O empregador também deve fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e álcool em gel 70% para cada funcionário.

Há ainda medidas de prevenção nos locais de trabalho, como a adoção de regimes de escala, revezamento, alteração de jornada e a flexibilização de horários de entrada, saída e almoço; E aplicação contínua de ações da boa prática de higiene pessoal e social, informou o Governo. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
 Brics/Divulgação
04/07/2025  08h20 Entenda o que é o Brics, grupo que se reúne a partir de domingo no Rio
Governo de Sergipe
04/07/2025  08h16 Produção de petróleo em Sergipe aumentou 8,3%, em maio
Freepik
04/07/2025  07h18 Dólar é o menor em mais de um ano e Bolsa bate novo recorde histórico
Ascom/Sedetec
04/07/2025  07h17 Governo do Estado prospecta investimentos para Sergipe em Portugal
Marcelo Camargo/Agência Brasil
03/07/2025  16h12 Vendas de veículos novos recuam em junho, mas crescem 4,8% no semestre

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado