Sergipe não tem risco de desabastecimento, assegura setor atacadista | F5 News - Sergipe Atualizado

Coronavírus
Sergipe não tem risco de desabastecimento, assegura setor atacadista
Empresários sergipanos elaboram documento com sugestões de medidas econômicas
Economia | Por Will Rodriguez 23/03/2020 10h59 |


A recomendação de quarentena gerou uma verdadeira corrida dos sergipanos aos supermercados e mercearias, todo mundo querendo abastecer as despensas. Mas, segundo o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Sergipe (Sincadise), não há risco de desabastecimento para o estado. 

O presidente do Sincadise, Breno França, informou ao F5 News que tem mantido contato diário com empresários do setor, os quais asseguram a permanência das condições de operação. “Não há risco de escassez de produtos no varejo de bairro, especialmente os gêneros alimentícios, produtos farmacêuticos e de higiene”, disse. 

Ainda segundo ele, atendendo à recomendação do decreto estadual para reduzir ao máximo a circulação de pessoas, é adequado que os consumidores priorizem estabelecimentos comerciais que fiquem próximos às suas residências, medida que também deve ajudar a retroalimentar a economia. “Os empresários também devem ter prudência para seguir as orientações sanitárias, resguardando a saúde dos colaboradores e clientes”, completa França.

Atualmente, o setor atacadista representa 10% do PIB estadual e é responsável por 60% do abastecimento do varejo sergipano. Junto com outras lideranças do setor produtivo, representantes do segmento elaboraram um documento que deverá ser entregue esta semana ao governador Belivaldo Chagas com uma pauta conjunta de sugestões de medidas econômicas visando atenuar o impacto da crise do coronavírus no comércio. 

Atendimento 

A partir desta segunda-feira (23), todos os estabelecimentos do comércio considerado essencial devem fazer adequações no sistema de atendimento para atender a uma recomendação do Ministério Público de Sergipe (MP). Entre as mudanças está a distribuição de senhas para revezamento dos consumidores na área interna das lojas e também a destinação de um horário exclusivo para as pessoas com mais de 60 anos.

Em nota enviada ao F5 News, a Cencosud Brasil disse que “está comprometida em seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde para o cuidado com toda a população durante o período de risco de contágio da COVID-19” nas lojas de suas marcas – GBarbosa, Bretas, Prezunic, Mercantil Rodrigues e Perini.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Valter Campanato / Agência Brasil
09/07/2025  09h37 Dólar abre em alta com reunião Haddad-Motta, Galípolo e ata do Fed
Tania Rego/ABR
08/07/2025  17h00 Cesta básica em Aracaju tem maior queda entre capitais em junho
Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Arquivo
07/07/2025  19h00 Produção de veículos cresce 7,8% no primeiro semestre, diz Anfavea
Marcelo Camargo/Agência Brasil
07/07/2025  16h30 Combustível: governo prevê queda de preço se petróleo mantiver cotação
Metropoles/reprodução
07/07/2025  15h34 Vendas de combustíveis em Sergipe crescem 4,2% em maio de 2025

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado