Servidores de Sergipe vão ter que pegar empréstimo para receber 13º
Projeto foi aprovado pela maioria dos deputados na Alese Economia 08/11/2016 16h20 - Atualizado em 08/11/2016 16h47 |F5 News
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou nesta terça-feira (08), o projeto de lei do Executivo autorizando o parcelamento do 13º salário dos servidores estaduais. O PL aprovado pela maioria dos deputados é igual ao do ano passado: permite que o servidor que desejar possa contrair empréstimo especial no Banco do Estado de Sergipe (Banese), no valor correspondente ao seu 13º salário, sendo que as parcelas e os respectivos juros serão pagos pelo governo do Estado junto ao banco, conforme explicou a base aliada.
O líder do governo, o deputado Francisco Gualberto (PT), lembrou que todos os estados passam por crise financeira, e que o governador Jackson Barreto buscou uma forma de garantir o pagamento sem prejuízo para o servidor público. “Dessa forma, Sergipe será o único Estado do Brasil que pode anunciar que o dinheiro do 13º está garantido no banco”, disse Gualberto.
Durante as discussões sobre o projeto a oposição pediu vistas, os deputados Georgeo Passos (PTC) e Maria Mendonça (PP) foram contrários ao projeto e questionaram a pressa do governo em apreciar e aprovar a matéria. Segundo Gualberto, a antecipação é para que a Secretaria da Fazenda possa se programar devidamente.
Saiba mais
Estado tem condições de pagar 13º sem que servidor faça empréstimo, diz Dieese
Servidores de Sergipe podem ter que fazer empréstimo para receber 13º
De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), os cerca de 60 mil servidores ativos e inativos estão recebendo a primeira parcela do benefício no mês do aniversário. Pelos cálculos da Sefaz, o governo precisaria de quase R$ 150 milhões para fazer frente à folha do 13º.
Como a operação de crédito é opcional, quem não contrair o empréstimo para antecipar o benefício, vai ter que esperar para receber o abono em seis parcelas.


É o menor índice desde setembro de 2022

Combustível canalizado também assegura fornecimento contínuo e confiável, impactando na manutenção da produtividade e competitividade no mercado

Na véspera, o dólar fechou em queda de 0,19%, cotado a R$ 5,415. Ibovespa teve leve alta de 0,04%, aos 138 mil pontos

Comércio, beleza e serviços para animais impulsionam economia local, com destaque para bairros Jabotiana, Inácio Barbosa e São Conrado

Estimativa para o PIB é 2,18% este ano