Vendas do comércio sergipano voltam a subir após três meses em baixa
Economia 19/11/2014 13h34 |Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, revelou que as vendas do comércio varejista do estado, no nono mês de 2014, apresentaram elevação de 5,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Nesse tipo de comparação, classificada como interanual, verificou-se que após quedas na vendas nos meses de junho, julho e agosto deste ano, as vendas melhoraram e registraram elevação no último mês de setembro.
No comparativo com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal (ajuste feito para uniformizar os períodos de comparação), observou-se incremento de 1,9% nas vendas varejistas.
Com os dados do nono mês de 2014, verificou-se que, no acumulado do ano, as vendas acumulam alta de 1,6%, em relação ao mesmo período de 2013.
Receita das vendas
No mês de análise, a receita nominal decorrente das vendas do varejo cresceram 12,5% no comparativo com o nono mês do ano passado. Na análise mensal (série com ajuste sazonal), a receita apresentou acréscimo de 2,0%, enquanto este ano (até setembro) as receitas encontram-se 7,2% maiores que nos nove primeiros meses de 2013.
Fonte: Fies


Resultado representa sexta alta seguida do setor

Sergipe, junto do DF e do Amazonas, registrou maiores crescimentos entre os estados

Na véspera, o dólar terminou a sessão em queda de 0,27%, cotado a R$ 5,392. Ibovespa subiu 0,56%, aos 143,1 mil pontos, e bateu recordes

Laranja se destaca com aumento de 94% no valor de produção; milho segue líder no estado

Estado teve alta de 11,7% em 12 meses, acima do país e alinhado ao avanço do Nordeste