Confira dicas para pular o Carnaval mantendo a saúde em dia 
Se manter hidratado e usar roupas leves são algumas das orientações durante a folia
Entretenimento | Por Letícia Mendonça* 22/02/2020 06h54 - Atualizado em 22/02/2020 08h52

Curtir o carnaval com responsabilidade é essencial, principalmente, quando o assunto é saúde. Na hora da folia, a gente está mais preocupado em se divertir com nossos amigos, dançar, beber e extravasar. Não é para deixar de aproveitar, mas é para ficar consciente do que o nosso corpo aguenta. Afinal, são quatro dias e não queremos perder nada, né?

O principal é manter a hidratação do nosso corpo. Muitas vezes, no meio da folia, estamos preocupados em beber outros líquidos, mas a água é primordial para mantermos a saúde em dia. É importante não exagerar nas bebidas alcoólicas e intercalar com a água, pois elas têm um fator diurético muito grande, e se não repormos, a desidratação é certa.

Parece até que toda a energia que economizamos durante o ano resolvemos gastar no carnaval. E para repor essa energia, precisamos nos alimentar bem. Vale até levar seu próprio lanchinho para a festa. Lanchar frutas e sanduíches mantém o corpo nutrido e ajuda, inclusive, a repor a água do organismo. Antes de cair na folia, evite comer alimentos gordurosos, pois tornam a digestão lenta e causam a sensação de estufamento. 

A água de coco é um líquido que ajuda na reidratação corporal e ainda auxilia no combate a ressaca, mantendo você firme para curtir todos os dias do feriado. Não exagerar nas substâncias energéticas também é interessante, pois elas são ricas em cafeína e podem atrapalhar o sono e sobrecarregar o organismo, e o corpo necessita de seis a oitos horas de sono para se regenerar e manter o ritmo.

Lembrando que o carnaval é no verão e grande parte das festas é ao ar livre, por isso, não economize no protetor solar! Ele protege contra câncer de pele, envelhecimento prematuro da pele e queimaduras de sol. Ninguém quer parar de curtir porque está com o corpo todo ardendo. Então separe um tempinho no seu dia para passar o protetor solar e lembrar de aplicá-lo novamente depois de um tempo.

O ideal para curtir o carnaval são roupas leves e frescas e sapatos confortáveis, de preferência tênis para não correr riscos de cortes com materiais jogados no chão. E mantenha o cuidado com seu corpo, tendo em vista o seu copo, para que não coloquem drogas em sua bebida.

Além de todas essa dicas, vamos manter a saúde do nosso corpo como um todo. Em festas assim é comum haver “pegação”, mas não vamos deixar a consciência de lado. Aceitar que o “não” é não”, mesmo que a pessoa não diga claramente, há sinais que indicam a recusa, como virar a cara, se afastar ou simplesmente não te dar bola.

Beijar pessoas desconhecidas pode acarretar uma série de doenças, como herpes labial, mononucleose e gengivite. Ainda há o risco das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por isso, é importante manter o uso de preservativo em relações sexuais. Além de evitar doenças, é um método contraceptivo seguro.

Entre os dias 22 e 25, durante a realização do Rasgadinho, a equipe da Rede de Programas de Vigilância Epidemiológica (Repvas) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju fará a distribuição de 33 mil preservativos masculinos, 2 mil femininos e 15 mil unidades de gel lubrificante, totalizando a distribuição de 50 mil insumos de prevenção. 

A Repvas ainda distribuirá panfletos com informações sobre o coronavírus durante os festejos, em lugares de grande circulação, como o local de realização do Rasgadinho, aeroporto, rodoviárias e hotéis na Orla de Atalaia.

 

*Estagiária sob supervisão do jornalista Will Rodriguez

Edição de texto: Will Rodriguez
Mais Notícias de Entretenimento
Luanzinho Moraes anuncia gravação de CD ao vivo pelo Instagram
31/03/2020  11h40 Luanzinho Moraes anuncia gravação de CD ao vivo pelo Instagram
Foto: Divulgação
27/03/2020  15h30 Confira opções de lives de músicos sergipanos para curtir em casa
Confira opções de séries para maratonar no final de semana
27/03/2020  10h48 Confira opções de séries para maratonar no final de semana
Sinfônica de Sergipe apresenta conteúdos digitais durante a quarentena
23/03/2020  16h04 Sinfônica de Sergipe apresenta conteúdos digitais durante a quarentena
Foto: Divulgação
16/03/2020  14h09 Adiado show de Rodrigo Marques em Aracaju