Curtas- metragens são lançados em Aracaju
Entretenimento 27/12/2012 15h36 |Um dia após o Natal, os agentes culturais do audiovisual em Sergipe, e os amantes da sétima arte, ganharam um presente do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Afinal, foi na noite de quarta-feira, 26, no Museu da Gente Sergipana, que foram lançados oficialmente os cinco curtas-metragens contemplados pelo Edital de Apoio a Obras Audiovisuais e que a Secult confirmou a segunda edição dessa seleção pública.
O edital compõe um projeto da Secretaria de Estado da Cultura, denominado ‘Cinema Para Todos’. Além do patrocínio à produção de cinco novos curtas-metragens, o projeto engloba outras ações que dialogam com o audiovisual, como exibição de filmes, oficinas de capacitação, debates e uma homenagem ao saudoso cineasta sergipano Wilson Silva, que será tema de um documentário cuja produção também faz parte do ‘Cinema Para Todos’.
Apenas no edital serão investidos R$ 150 mil, que serão divididos para cinco projetos contemplados. Ou seja, cada curta-metragem aprovado pela comissão julgadora receberá um aporte financeiro de R$ 30 mil para sua produção. As inscrições estarão abertas em janeiro. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, explica que esta é uma iniciativa inédita na história da política cultural em Sergipe.
“Sabemos que, através dessa ação, o Governo de Sergipe está cumprindo sua obrigação com a classe do audiovisual no Estado, mas é importante frisar que foi em nossa gestão que este segmento cultural passou a ter um plano de ações mais consistente, que não é imposto aos agentes culturais da área, mas construído num diálogo permanente com eles”, fala Eloísa.
Exibição
Lotado, o auditório do Museu da Gente Sergipana foi o cenário da exibição dos cinco curtas-metragens contemplados na primeira edição do Edital de Apoio a Obras Audiovisuais, promovido pela Secult. O público pôde assistir aos filmes: ‘Luzeiro’, dirigido por Raphael Borges; ‘Tudo Vai Ficar Bem’, de Cleiton Lobo; ‘AracaJouBert’, dirigido por Jade Moraes; ‘Caixa D’água: Qui-lombo é esse?’, que leva a assinatura de Everlane Moraes; e ‘Hotel Palace’, de André Aragão.
Raphael Borges (Luzeiro) ficou surpreso com a receptividade do público. “Foi muito bom perceber que a galera que veio assistir gostou do que viu na telona”, disse. Everlane Moraes (Caixa D’água) declarou que está satisfeita com o resultado final. “Acho que consegui transmitir uma boa mensagem”, acredita. André Aragão (Hotel Palace), por sua vez, destacou o apoio do poder público. “O patrocínio foi fundamental para executarmos os projetos”, disse.
Sobre os curtas
Luzeiro
Direção: Raphael Borges de Menezes
Produção: Ivy Almeida da Cunha
Gênero: Ficção
Filme conta a história de uma família formada por pequenos produtores de farinha que não conseguem o acesso à luz elétrica, num momento em que a eleição para prefeito fez com que todos do povoado conseguissem esse benefício. Inspirado na chegada de energia elétrica no Povoado Limoeiro, em Lagarto, o curta quer mostrar um retrato do falso progresso, da equivocada impressão de desenvolvimento e da transformação do meio rural na condição de periferia urbana.
Hotel Palace
Elenco: Flávio Bauraqui, Ivo Adnil, Leonardo Escudeiro, João Paulo Morais, Samara Peixoto
Direção: André Aragão
Produção: Isaac Dourado
Gênero: Ficção/Documentário
Duração: 15 min.
Curta buscará fazer um resgate histórico de um dos maiores centros de cultura de Sergipe, o Hotel Palace, através de depoimentos, recriações de épocas passadas, da arte de Jenner Augusto e da música do grupo local Cataluzes. Os depoimentos terão como fio condutor algumas histórias fictícias.
Aracajoubert
Direção: Jade Leonardo Pereira de Moraes
Produção: Marcelo Rodrigo da Silva
Gênero: Documentário
Documentário conta a história do artista plástico sergipano Joubert Moraes. Multifacetado, ele pintou telas, fez esculturas e compôs músicas. O curta trará depoimentos do próprio artistas e de personalidades da cultura sergipana.
Tudo Vai Ficar Bem
Direção: Cleiton Vasconcelos Lobo
Produção: Cláudio Pereira
Gênero: Ficção
Curta conta a história de um jovem chamado Pedro que está deprimido após a morte misteriosa de seu companheiro Guilherme. Para superar a dor da perda, ele retorna para a casa de seu pai, Francisco, homem emblemático que se mostra disposto a ajudá-lo a sair dessa condição.
Caixa D’Água: Qui-lombo é esse?
Direção: Everlane Moraes Santos
Produção: Nah Donato
Gênero: Documentário
Documentário pretende mostrar a importância cultural e histórica do bairro Getúlio Vargas, através de depoimentos de moradores. Dá ênfase à cultura negra presente na comunidade remanescente quilombola Maloca e mostra que, apesar de a comunidade estar localizada numa área urbana, ainda conserva muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.


Evento ocorre em 25 de outubro no Sítio Terêncio

Artista sergipano destaca identidade afro e fortalece diálogos culturais no festival

Estreias trazem ação, drama, comédia e animação para todos os gostos nos cinemas e no streaming

Tarde especial reúne pets, tutores e campanha de adoção responsável no RioMar Aracaju

Comprou Camarote Aju de sábado ou domingo, ganhou ingresso para curtir Timbalada no estacionamento do RioMar