Escritor Sergipano é premiado nacionalmente por sua nova obra
Entretenimento 03/12/2015 15h53 |Por Ana Rolemberg
A cada ano a Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), premia os melhores do ano em diversas categorias como: arquitetura, artes visuais, cinema, literatura, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão. Pela segunda vez, o escritor sergipano de maior notoriedade contemporânea, Antônio Carlos Viana, ganhou o Troféu APCA, com seu último livro “Jeito de Matar Lagartas” (de 2015, Companhia de Letras).
Com uma grande bagagem na literatura, Antônio, é um dos um dos maiores contistas brasileiros vivos, nesta obra ele narra histórias do cotidiano aparentemente banais, como uma brincadeira de criança, a venda de um imóvel ou o reencontro de um jovem estudante com a antiga professora, o autor toca em questões fundamentais como o envelhecimento, o sexo (ou a ausência dele) e a solidão.
Em Entrevista para o F5 News, Viana conta que a conquista desse mais novo prêmio foi uma surpresa pra ele “Estava deitado e ao abrir o site fiquei surpreso e feliz pela conquista, sempre escrevo muito, diariamente tenho diversos contos escritos, e desta vez quatro pessoas amigas próximas que fez a escolha” diz o autor.
Antônio Carlos é escritor de diversos livros como Brincar de manja (Cátedra, 1974), Em pleno castigo (São Paulo, Hucitec, 1981), O meio do mundo (Libra & Libra, 1993),Roteiro de redação: lendo e argumentando (São Paulo, Scipione, 1997), e Cine Privê (Cia de letras, 2009) .
Ao ser questionado sobre sua ótica em relação ao cenário atual da literatura sergipana, ele explica que está um ótimo avanço “Eu acho que de um tempo pra cá ela tem melhorado muito, talvez pela influência das rodas de leitura, da biblioteca publica,e dos novos jovens escritores” afirma.
*Com informações da Companhia de Letras


Espetáculo será apresentado no Teatro Atheneu em 15 de outubro, combinando banda ao vivo, quarteto de cordas e cenografia imersiva

Estudo mostra que a intervenção humana no ecossistema marinho terá efeitos mais rápidos do que se previa anteriormente

Pesquisa mostra que, nos últimos mil anos, comida e caça humana têm guiado mudanças opostas no tamanho dos animais

Especialista revela como o hábito de roer objetos aleatórios em casa pode estar relacionado à saúde e ao bem-estar do cachorro

Festas e programações culturais e religiosas acontecem em Canindé, Dores, Pedra Mole, Tobias Barreto e Riachuelo