Museu histórico de Sergipe: conheça mais sobre a identidade deste lugar
Considerado um marco da cultura sergipana, o espaço abriga diversas exposições Entretenimento | Por Letícia Oliveira 18/01/2022 07h00 - Atualizado em 18/01/2022 11h15 |O Museu Histórico de Sergipe foi criado no ano de 1960 em São Cristóvão, um espaço que traz um pouco da memória e da identidade do povo sergipano, cidade da Região Metropolitana de Aracaju.
Para aqueles que amam um “rolê” cultural durante as férias, este sem dúvida deveria estar na lista. Com uma arquitetura colonial e de arte barroca, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o primeiro registro de reforma do local foi em 1826, no século XIX.
Por volta de 1940 o prédio era uma escola municipal e, dez anos depois, se tornou se do Sindicato dos Trabalhadores de São Cristóvão. Tudo isso aconteceu em 5 de março de 1960, antes de se tornar um museu.
O prédio fica localizado na Praça São Francisco, e tem horário de funcionamento de terça a sábado, das 10h às 16h, e domingo e feriados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.
Atrações
Além de todo contexto que o ambiente retrata, como por exemplo em uma sala é mostrada a ambientação de uma casa patriarcal, com objetos que retratam e incorporam a história de muitos lugares de Sergipe, o museu apresenta novidades ao público e visitantes, como um auditório e salas de exposições temporárias, reunidas por meio do primeiro programa museológico da história do MHS.
Através deste projeto, o museu deixa de ser apenas um local para expor as peças antigas, e passa a ser um espaço totalmente funcional, se aprimorando como um ótimo local para visitação de turistas a fim de conhecer um pouco mais sobre a cultura de Sergipe
Uma visita segura
O museu está preparado para receber visitantes, seguindo rigorosamente todos os procedimentos e protocolos de segurança devido à covid-19. Cada sala do local está sinalizada com a quantidade de pessoas permitidas simultaneamente e com marcas orientando os limites para o distanciamento social.
Estagiária sob supervisão do jornalista Will Rodriguez





