Parada LGBT+ em Aracaju destaca luta por direitos e respeito
Evento lotou a Orla da Atalaia com shows e mensagens de igualdade Entretenimento | Por F5 News 31/08/2025 22h40 - Atualizado em 01/09/2025 07h42 |A 24ª edição da Parada LGBT+ de Sergipe levou centenas de pessoas à Orla da Atalaia, em Aracaju, neste domingo (31). Com o tema “Envelhecer é Resistir”, o evento promoveu um grande ato de visibilidade, celebração e defesa dos direitos humanos. Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Estado, por meio da Funcap e da Secult, apoiou a iniciativa com a participação de artistas sergipanos e ações culturais.
Organizada pela Associação de Travestis e Transgêneros de Aracaju (Astra), a Parada contou com apresentações de Karol Conká, Gardênia Mel e outros artistas locais. Além da programação musical, o Circuito do Orgulho levou às ruas debates sobre saúde, empregabilidade e combate ao preconceito, além de atividades artísticas e educativas.
O presidente da Funcap, Gustavo Paixão, destacou o apoio institucional como reforço ao compromisso com a diversidade cultural. Já o secretário especial da Cultura, Valadares Filho, classificou a Parada como um marco de cidadania. A coordenadora do evento e fundadora da Astra, Tathiane Araújo, ressaltou que a Parada vai além da festa, promovendo cultura, turismo e conscientização social.
O público também aprovou a edição. Para o maquiador Ryan Mateus, 22, o ato representa resistência e união da comunidade. A sergipana Hanna Bonfante, que participou acompanhada da tia, afirmou que o evento reafirma valores de igualdade e respeito. O advogado Lucas Ernesto destacou a importância da celebração como espaço de combate à transfobia e reafirmação de direitos.
Além da Parada, o Governo de Sergipe mantém iniciativas voltadas à população LGBTQIAPN+, como o programa Trans Retifica, que garante isenção de taxas para registro de nome social, e o Trabalho Digno Transforma, que amplia oportunidades de emprego e capacitação.





