Sarau resgata movimentos culturais no município de Maruim
Entretenimento 20/06/2016 11h46 |Por Will Rodriguez
Um manifesto pelo resgate da cultura começa a dar os primeiros passos na cidade de Maruim (SE). No último sábado (18) o Gabinete de Leitura da cidade recebeu a primeira edição do “Sarau de Dentro”, que através de uma verdadeira polifonia artística reuniu centenas de pessoas de todas as idades.
E é justamente essa a proposta do evento, agregar pessoas a fim de fomentar a valorização dos artistas locais. “Queremos trazer de volta o brilho que o gabinete tinha no século 19, quando era um lugar onde se difundia conhecimento e arte, onde se formavam opiniões e ideias”, explica um dos coordenadores do coletivo, Lucas MacAllyster, destacando que o objetivo é realizar a programação a cada dois meses.
Quem participou do evento conferiu uma mostra de artesanato, declamação de poesias, apresentações musicais, recital de violão clássico, além de um monólogo, interpretado pelo estudante Wagner Barreto, que adaptou a obra da escritora Raissa Cornellius, de repúdio à violência contra a mulher e à discriminação de gênero. “Nele, um filho decide cursar direito depois que perdeu a sua mãe, vítima de feminicídio. O homem também precisa lutar pela valorização da mulher e pela igualdade de gênero”, enfatiza.O estudante do curso de Direito Jhonny Vieira aprovou a iniciativa, que, segundo ele, abre uma nova perspectiva para os jovens da cidade. “A arte tem o poder de transformar e nessa proporção leva cultura, entretenimento e conhecimento a muito mais gente, isso é fundamental”, avalia.
O secretário da Cultura de Maruim, Gilton Rezende, entende que a iniciativa precisa ganhar força para alcançar uma parcela cada vez maior da população. Para o gestor, a iniciativa dos jovens também se destaca como espaço democrático, onde as múltiplas vozes convivem de forma harmônica.“Essa é uma efervescência cultural que a gente não conseguiu implantar desde o começo, mas sempre foi um desejo, pois o Gabinete de Leitura não serve apenas para velório. A partir daqui podem surgir grandes movimentos que vão fazer com que as políticas públicas da juventude sejam melhoradas, tirando o jovem da perversidade, e isso é bom para nossa comunidade”, observa Rezende.
Fotos: cedidas pelos organizadores do evento.


O documentário sergipano tem como proposta a celebração das memórias e preservação da história e cultura do povoado São Braz, em Nossa Senhora do Socorro

De 18 a 21 de setembro, estacionamento do RioMar recebe evento com mais de 20 expositores e programação musical diária

Espetáculo terá banda, convidados renomados e lançamento de novo álbum no Tobias Barreto

Espetáculo será apresentado no Teatro Atheneu em 15 de outubro, combinando banda ao vivo, quarteto de cordas e cenografia imersiva

Estudo mostra que a intervenção humana no ecossistema marinho terá efeitos mais rápidos do que se previa anteriormente