Evento internacional em Aracaju discute a IA na saúde e no esporte
Professores e especialistas do Brasil e de 15 países se reúnem até sexta em congresso científico promovido na Unit Esporte 21/10/2025 14h56 |Começa nesta quarta-feira, 22, a 18ª edição do Congresso Internacional de Motricidade Humana (ICHM), promovido pela Universidade Tiradentes (Unit) e pela Rede Internacional de Motricidade Humana (IHMN). O evento vai até a sexta, 24, e será realizado no campus da Universidade Tiradentes (Unit), no bairro Farolândia, em Aracaju, reunindo pesquisadores e profissionais das áreas de saúde, esporte, educação e tecnologia. Eles irão discutir o tema “Saúde, Esporte e Inovação: A Era da IA na Construção de Sociedades Saudáveis”.
A palestra de abertura, com o tema “Abordagens inovadoras para a saúde comunitária: usando IA para promover estilos de vida ativos, será ministrada a partir das 9h30, no Bloco D do Campus Farolândia, pelo professor Rodrigo Gomes de Souza Vale, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e pelo português José Alberto Frade Martins Parraça, professor da Universidade de Évora e secretário-geral do IHMN.
Estima-se a apresentação de 150 trabalhos científicos e a presença de mais de 600 participantes. O congresso terá um total de 49 atividades formais em sua programação científica, incluindo palestras principais, mesas redondas temáticas e oficinas teórico-práticas. Elas terão a participação de 95 palestrantes, painelistas e moderadores do Brasil e de outros 15 países: Alemanha, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Paquistão, Polônia, Portugal, Turquia e Uruguai.
Sob o olhar da ciência e da inovação, o evento busca refletir sobre o futuro do movimento humano, discutindo como a inteligência artificial está redesenhando o modo como vivemos, cuidamos da saúde e praticamos esportes, e de que forma essa inovação pode ser aplicada para transformar sociedades e promover bem-estar real às pessoas. Nestes diálogos, o participante terá acesso a práticas inovadoras para promover mais movimento e qualidade de vida, além de poder ampliar sua rede de contatos com especialistas do mundo todo.
O congresso é inédito no Nordeste, região considerada estratégica para o desenvolvimento de pesquisas e projetos na área de motricidade humana. Além das palestras e painéis com pesquisadores e profissionais de referência mundial, ele irá proporcionar workshops práticos para aplicação da tecnologia na saúde e no esporte, e também apresentações científicas (orais e em pôster) com os avanços mais recentes em motricidade humana.
O 18º ICHM é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais das áreas de saúde e do esporte, além de inovadores e entusiastas da tecnologia aplicada ao bem-estar. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas através do site. Nele, o interessado também pode conferir a programação completa.
O evento é organizado pelo Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (Labimh), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Unit (PBS/Unit), em copromoção com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e com o IHMN. Ele conta ainda com o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da PRO-PHY-EDU (projeto de formação em Educação Física ligado à União Europeia) e da Prefeitura de Aracaju, através das secretarias municipais de Turismo (Setur) e da Juventude e Esporte (Sejesp).





