Japão nega notícias que apontavam cancelamento da Olimpíada | F5 News - Sergipe Atualizado

Japão nega notícias que apontavam cancelamento da Olimpíada
The Times revelou que governo japonês teria decidido cancelar Jogos de Tóquio
Esporte | Por Agência Brasil 22/01/2021 11h12 - Atualizado em 22/01/2021 11h14 |


O Japão se manteve firme, nesta sexta-feira (22), em seu compromisso de realizar a Olimpíada de Tóquio neste ano e negou uma reportagem sobre um possível cancelamento, mas não parece provável que a promessa tranquilizará a preocupação do público com a realização do evento durante uma pandemia.

Embora grande parte do Japão esteja sujeita a um estado de emergência devido a uma terceira onda de infecções do novo coronavirus (covid-19), os organizadores da Olimpíada de Tóquio prometeram levar adiante os Jogos reagendados, que foram adiados em um ano por causa do vírus e devem começar no dia 23 de julho.

Um porta-voz governamental disse que "não há verdade" em uma reportagem do jornal britânico Times segundo a qual o governo concluiu nos bastidores que os Jogos teriam que ser cancelados.

The Times, que citou um membro graduado não identificado da coalizão governista do Japão, disse que agora o foco do governo está em garantir o evento para Tóquio no próximo ano disponível, que é 2032.

"Negamos claramente esta reportagem", disse o vive-secretário-chefe de gabinete, Manabu Sakai, em uma coletiva de imprensa. Mais tarde, o chefe do Comitê Olímpico do Japão, Yasuhiro Yamashita, disse à Reuters que a reportagem é falsa e "fabricada".

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que não se falou em cancelar ou adiar a Olimpíada e que se deveria registrar um protesto contra a reportagem do The Times.

O comitê organizador dos Jogos também negou a notícia, dizendo em um comunicado que seus parceiros, incluindo o governo e o Comitê Olímpico Internacional (COI), estão "totalmente concentrados" na realização do evento tal como programado.

"É muito decepcionante ver que o The Times está trabalhando uma matéria tão ao estilo de um tabloide com uma fonte indigna de confiança", disse uma fonte do comitê organizador à Reuters. "O governo nacional está totalmente comprometido a realizar Jogos seguros e protegidos, e sempre ficamos estimulados com suas dedicações", disse a fonte.

O Japão foi atingido menos duramente pela pandemia do que muitas outras economias avançadas, mas uma disparada recente de casos obrigou o país a fechar as fronteiras a estrangeiros não-residentes e a declarar um estado de emergência em Tóquio e em outras cidades.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Esporte
Arte / Redes Sociais @F1
09/11/2025 16h55 F1: Norris vence com folga; Bortoleto abandona na estreia em São Paulo
Estevão/ Reprodução redes Sociais/@estevaowilian_
08/11/2025 16h00 Palmeiras supera líder da Premier League em faturamento; entenda
Reprodução redes sociais
08/11/2025 13h00 Brasil tem dois jogadores entre os jovens mais valiosos do mundo. Veja
Redes Sociais
08/11/2025 09h00 Quatro partidas abrem a 33ª rodada do Brasileirão neste sábado (8)
Nelson Terme/CBF
07/11/2025 15h57 Brasil goleia Indonésia e se aproxima do mata-mata no Mundial Sub-17
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado