Tênis Brasil: João Fonseca e Luisa Stefani vencem torneios neste domingo (26)
Esporte | Por F5 News 27/10/2025 06h40 |João Fonseca conquistou o maior título de carreira no tênis profissional. Neste domingo (26), o brasileiro, de 19 anos, venceu o ATP 500 da Basileia, na Suíça, ao derrotar o espanhol Alejandro Fokina por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4.
Esta foi a quarta conquista do brasileiro nesta temporada. Nenhum dos títulos anteriores, são do mesmo peso de um ATP 500, que dá 500 pontos ao campeão. Esse tipo de competição é inferior apenas aos de nível ATP 1000 e aos Grand Slams (que distribuem 2 mil pontos ao vencedor).
Com a conquista na Basileia, João subirá diversas posições ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), pulando de 46º para o 28º lugar. O brasileiro iniciou a temporada na 145ª posição.
Conquistas
João também ganhou, em 2025, o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e os Challengers (torneios de nível inferior aos ATP) de Canberra, na Austrália, e Phoenix, nos Estados Unidos. A partir desta segunda-feira (27), o brasileiro já busca um novo título. Ele estreia no ATP 1000 de Paris, na França, contra o canadense Denis Shapovalov, um dos adversários que superou na Suíça, nas quartas de final. O duelo ainda será marcado.
Luisa Stefani vence WTA 500 de Tóquio
A capital japonesa fazem bem para Luisa Stefani, na mesma cidade em que foi medalhista de bronze na Olimpíada, em 2021, a tenista brasileira conquistou, neste domingo (26), ao quarto título somente nesta temporada. A parceria da paulista com a húngara Timea Babos conquistou o WTA 500 de Tóquio ao vencer a sérvia Aleksandra Krunic e a cazaque Anna Danilina por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4.
Com o título, Luisa avançará uma posição no ranking de duplas da Associação de Tênis Feminino (WTA, sigla em inglês), passando do 17º para o 16º lugar. Babos, parceira da brasileira, era a 16ª colocada e subirá para 15ª.
A competição no Japão foi a última antes de Luisa e Babos disputarem o WTA Finals, torneio que reunirá as oito duplas de melhor resultado na temporada em Riad, na Arábia Saudita, a partir do próximo sábado (1º). A parceria delas é a sétima no ranking do ano.
Em 2025, Luisa e Babos já tinham ganhado outros dois eventos como o de Tóquio: Linz, na Áustria, e Estrasburgo, na França. Elas também levaram o troféu de duplas do SP Open (WTA 250 de São Paulo).
