André Moura confirma que será líder do governo na Câmara
Política 18/05/2016 12h19 |Da Redação
O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) confirmou nesta quarta-feira(18), à Agência Estado que André Moura (PSC-SE) foi escolhido para ser o líder do governo Michel Temer na Câmara. Segundo o peemedebista, a decisão foi tomada na madrugada desta quarta.
A assessoria de comunicação do deputado sergipano chegou a informar ao F5 News que a informação era improcedente, mas em entrevista coletiva no começo da tarde, Moura confirmou que vai liderar a base aliada. "Tivemos uma reunião ontem com o presidente [em exercício] Michel Temer e aceitamos o convite para assumir a importante missão de liderar o governo aqui na Câmara", disse.
Questionado se sua chegada ao posto poderá significar alguma influência do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na liderança do governo, Moura negou. “Eduardo Cunha não terá influência nenhuma na minha liderança do governo, sou líder do governo do presidente Michel Temer, de um governo que está preparado para reunificar o país e que, não tenho dúvida que irá trazer a essa Casa, acima de tudo, as propostas que vão trazer a estabilidade para a economia do nosso país”, disse Moura, que é aliado político de Cunha.
André Moura disse que, a partir hoje, fará visitas a todos as lideranças dos partidos que compõem a base aliada do governo. “Tenho certeza de que vamos ter a ajuda necessária de todos esses partidos”.
Em matéria publicada nesta quarta, o jornal Folha de São Paulo afirma que a escolha se deu com a pressão dos partidos do chamado "centrão" ao presidente interino. Moura tem o apoio do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e é o nome defendido por partidos como PP, PR e PSD.
Ainda segundo a reportagem, o grupo chegou a levar a Temer uma lista com 300 nomes que apoiavam a condução de Moura para a liderança. “Seu principal rival era Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tinha entre seus cabos eleitorais Moreira Franco, secretário-executivo de Parcerias do governo e um dos principais articuladores de Temer”, destaca a Folha.
O líder do governo na Câmara é, em linhas gerais, o responsável por negociar em nome do Palácio do Planalto os temas de interesse do presidente da República.
*Com informações da Agência Estado


Investigações apuram uso de recursos de multas de trânsito e da COSIP

Zenaide foi a relatora da MP, aprovou emendas para aumentar a transparência do programa

Parlamentar defendeu que as regras de redução de custos e acesso ao gás natural sejam abrangentes

Lúcio Flávio denuncia “carga ideológica” em prova EAD e promete acionar Justiça e projeto ‘Escola Sem Partido’

Ex-presidente deve fazer exames em hospital particular de Brasília