Bittencourt pede apoio para Comissão da Verdade sobre a escravidão negra
Política 23/03/2017 15h12 |Durante o pequeno expediente na Câmara Municipal de Aracaju desta quinta-feira (24), o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) solicitou aos parlamentares o engajamento para as ações da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra em Sergipe. A convite da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Seccional Sergipe), o líder do prefeito participou esta semana da instalação da Comissão, cujo objetivo é elaborar Políticas Públicas voltadas à população negra e fortalecer ações de combate à discriminação racial, ainda muito presente no Brasil.
"Chamo a Casa Legislativa para a responsabilidade de dar todo apoio a essa causa. A Comissão está atuante em 14 estados. É um trabalho que vem sendo construído e precisa da participação efetiva da sociedade. Aqui em Sergipe, os trabalhos são presididos pelo conselheiro Federal, Kleber Nascimento, e conta com a luxuosa participação de um dos mais nobres nomes da pesquisa histórica em Sergipe no que diz respeito à questão racial, professora Maria Nely Santos", afirmou.
O parlamentar destacou que "essa Comissão tem o honroso papel de fazer todo o trabalho de investigação dessa mais horrenda ação de violência empregada na sociedade: a escravidão. É a expressão mais absurda e que transforma o ser humano em objeto. Dados modestos mostram algo em seis milhões de negros trazidos da África para que fossem escravizados no Brasil. Existem ações na Comissão Nacional para propor reparações dos estados português, brasileiro e até do próprio Vaticano. É uma atividade que não deve passar desapercebida".
Professor Bittencourt explanou, ainda, que "somos resultado do processo histórico absurdo de desqualificação da população negra. O preconceito é um ato nocivo. Precisamos sempre tratar disso com profundidade com vistas a fazer levantamentos documentais, para que os estados responsáveis possam se responsabilizar com alguma reparação. Parabenizo a OAB e todas as entidades ligadas aos direitos humanos, precisamente às questões raciais. Convoco a todos para engajar nessa luta que diz respeito a todos os aracajuanos, sergipanos e brasileiros".
Fonte: Assessoria de Imprensa


Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet