Codevasf autoriza elaboração de projeto básico do Canal do Xingó
O canal ampliará a oferta de água para municípios de SE e da BA que sofrem com a seca Política 30/05/2018 16h05 - Atualizado em 30/05/2018 16h09 |Foi assinada na manhã desta quarta-feira (30), a ordem de serviço para a elaboração do projeto básico da primeira etapa do Canal do Xingó. A solenidade de assinatura aconteceu na sede da Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Aracaju e contou com a participação do presidente Avelino Neiva, que cumpre agenda de trabalho em Sergipe.
O presidente da Codevasf destacou que esse é um projeto que representa um grande avanço para o estado. "Não é somente um canal o que estamos viabilizando. Pela sua vazão, é praticamente um novo rio”, disse.
O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, César Mandarino, reforçou o compromisso da empresa com a execução de ações em benefício da população. "Além desse projeto básico, a Codevasf está executando obras de reabilitação dos projetos de irrigação do Baixo São Francisco, que conseguimos licitar em sua totalidade em menos de um ano, graças à capacidade de nosso corpo técnico e administrativo", afirmou.
Estimado em R$ 10,9 milhões, o projeto básico norteará a futura construção da primeira fase do Canal do Xingó. Esse trecho inicial vai desde a captação de água no reservatório de Paulo Afonso IV, passando por Santa Brígida (BA) e Canindé de São Francisco (SE), até o antigo reservatório R-5, em Poço Redondo, totalizando 114,55 quilômetros. O canal ampliará a oferta de água para múltiplos usos, como abastecimento humano, agricultura irrigada, pecuária e agroindústria.
Próximas etapas
O Canal do Xingó foi concebido como um sistema adutor com extensão prevista de 305 quilômetros, com vazão máxima de 36 metros cúbicos por segundo. As etapas seguintes do canal partirão de Poço Redondo e prosseguirão pelos municípios sergipanos de Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória. Os estudos iniciais apontavam que 55 mil pessoas nos estados de Sergipe e Bahia devem ser diretamente beneficiadas com a implantação do Canal do Xingó.
*Com informações e foto da Codevasf


Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego

Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF

Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino

Deputado pediu reforço da Polícia Federal após ameaças de morte

Diretório municipal repudiou falas do vereador e reafirmou liderança do ex-prefeito