Com fuga de Ramagem, Motta proíbe deputados de votarem do exterior | F5 News - Sergipe Atualizado

Justiça
Com fuga de Ramagem, Motta proíbe deputados de votarem do exterior
Deputado do PL foi condenado por participação na trama golpista
Política | Por Agência Brasil 26/11/2025 13h20 |


Com a fuga do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) para os Estados Unidos (EUA), o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), proibiu que parlamentares votem pelo sistema eletrônico da Casa se estiverem no exterior. A exceção será para deputados em missão oficial autorizada.

Em decisão publicada no Diário Oficial da Câmara, Motta acolheu integralmente o parecer da Secretaria-Geral da Mesa da Casa legislativa. O parecer avaliou que parlamentar fora do território nacional não pode votar, ainda que esteja amparado por atestado médico.

“Não há possibilidade regimental de o Deputado Federal registrar presença ou votar por meio do aplicativo Infoleg enquanto estiver fora do território nacional, visto que não se encontra em missão oficial autorizada”, diz o parecer assinado pelo secretário-geral da Mesa, Lucas Ribeiro Almeida Júnior.

O deputado federal Alexandre Ramagem, que fugiu do país para escapar da prisão por participação na trama golpista, tinha conseguido votar no Projeto de Lei (PL) Antifacção do exterior pelo aplicativo Infoleg. A Câmara analisa se cancela, ou não, o voto do parlamentar.

Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter participação na trama golpista que pretendeu anular as eleições presidenciais de 2022 para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no Poder. O deputado era na época diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele sempre negou as acusações.

Em função da condenação, o STF determinou, nessa terça-feira (25), em ofício enviado à Mesa Diretora da Casa, que a Câmara deve declarar a perda do mandato de Ramagem, que já teve a execução da pena determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Fuga

Ramagem está foragido em Miami, nos Estados Unidos. Durante a investigação, o parlamentar foi proibido pelo ministro Alexandre de Moraes de sair do país e teve que entregar todos os passaportes nacionais e estrangeiros.

Após a descoberta da fuga, a Câmara informou que a Casa não foi comunicada sobre o afastamento do deputado do território nacional nem autorizou nenhuma missão oficial de Ramagem no exterior.

A Casa também informou que o parlamentar apresentou atestados médicos que abrangem os períodos entre 9 de setembro e 8 de outubro e 13 de outubro a 12 de dezembro.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Luanna Pinheiro
26/11/2025 17h04 Prefeitura de Aracaju envia à Câmara LOA de R$ 4,7 bilhões para 2026
Waldemir Barreto/Agência Senado
26/11/2025 14h48 Laércio celebra conquista para o Projeto Sergipe Águas Profundas
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo
26/11/2025 11h49 CPI do Crime chama militares e convoca chefe da Meta e TH Joias
Luanna Pinheiro
26/11/2025 09h41 Prefeitura envia para CMA projeto de lei que institui abono natalino do Programa AME
Iran Souza
26/11/2025 07h17 Programa Fala, Mulher! avança no combate à violência na administração estadual
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado