Desempenho sólido de SE é destaque na conferência do Bird | F5 News - Sergipe Atualizado

Desempenho sólido de SE é destaque na conferência do Bird
Política 10/04/2012 19h40 |
Tempo de leitura: 2 min 7 seg


O governador Marcelo Déda (PT) fez uma apresentação marcante durante um evento organizado pelo Banco Mundial (Bird), nesta terça-feira, dia 10, em Washington,  a fim de divulgar as oportunidades de investimento na região Nordeste do País. Déda provou, por meio de dados e fatos, que o menor estado brasileiro, do ponto de vista geográfico, (com uma área de 22 mil km) é uma fonte inesgotável de possibilidades para investidores do setor privado.

Déda destacou as significativas conquistas do estado nas áreas de infraestrutura, economia, ensino e energia, entre outras.  Durante a apresentação do governador, que foi ilustrada por gráficos, mapas e dados exibidos em uma tela, os participantes do evento ficaram sabendo que o estado que tem apenas dois milhões de habitantes goza de um dos melhores indicadores sociais do Nordeste brasileiro, além de contar com avanços significativos e constantes em termos de infraestrutura para transporte e um sólido setor industrial.

O chefe do executivo sergipano também destacou que o PIB do Estado apresentou uma taxa de crescimento de 4,4%, de 2007 a 2009, ficando acima das médias regional e nacional de 3,8% e 3,6%, respectivamente.

O ambiente socioeconômico favorável de Sergipe tem atraído inúmeras grandes companhias, como Ambev (bebidas), Crown (latas de alumínio), Desenvix (energia eólica), Fafen (fertilizantes), Rio Verde (potássio) e Azaléia (calçados). Mas o governador tem planos de fazer com que seu estado seja ainda mais procurado pelos investidores .

“Temos uma oportunidade rara para divulgar o estado de Sergipe e mostrar os avanços que temos conquistado na nossa economia e abrir o nosso horizonte de oportunidades para novos investidores que nos ajudem a gerar emprego e desenvolvimento em Sergipe”, afirmou Déda.

O fórum contou com presenças de peso, como Robert Zoelick, presidente do Banco Mundial,  Luciano Coutinho, presidente do BNDES, Luis Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, além de representantes dos governos federais brasileiro e americano e grandes companhias privadas de presença global, como a General Motors e a General Electric.

Robert Zoelick salientou a importância da parceria entre o Bird e os estados nordestinos e indicou que ainda neste semestre o banco deve liberar um DPL (sigla para empréstimos da instituição destinados à políticas de desenvolvimento) de aproximadamente R$ 150 milhões para um projeto de saneamento em Sergipe.

Nesta quarta-feira, 11, Déda se reunirá com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento com a finalidade de dar continuidade às tratativas já em curso e concluir os últimos detalhes do Prodetur, além de discutir outras parcerias duradouras em iniciativas de investimento em infraestrutura no estado.

Mais Notícias de Política
José Cruz/Agência Brasil
05/08/2025  15h22 Oposição ocupa plenários por anistia a 8/1 e impeachment de Moraes
Parlamentares pressionam Alcolumbre e Motta e prometem obstrução
Luanna Pinheiro/CMA
05/08/2025  15h09 Vereadores de Aracaju discutem prisão de Bolsonaro e cobram ações em áreas
Retomada dos trabalhos na Câmara Municipal foi marcada por debates sobre saúde, educação, infraestrutura e temas de repercussão nacional
Lula Marques/Agência Brasil
04/08/2025  18h28 Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
A determinação foi realizada na tarde desta segunda-feira (4/8)
 Agência Senado
04/08/2025  10h24 Senador Marcos do Val é levado para colocar tornozeleira eletrônica
Parlamentar havia viajado para os Estados Unidos
Marcello Casal / Agência Brasil
03/08/2025  17h30 Saiba as prioridades do Congresso na volta do recesso parlamentar
Isenção do IR, taxação de bets e cassação de Zambelli estão na lista

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado