Eleições: Sergipe não registrou um só caso de duplicidade digital
Em todo o país já foram identificados 2.671 casos pelo TSE Política 02/10/2014 16h01 |Por Tíffany Tavares
Uma reportagem da Folha de S.Paulo publicada, nesta quinta-feira (02), mostra que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao varrer o banco de dados dos 24 milhões de eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, (sistema de identificação de votantes por impressão digital) encontrou 2.671 casos de duplicidade de digitais. Isso demonstra que são 2.671 pessoas registradas como eleitores aptos a votarem em duas ou mais seções eleitorais e que elas poderiam votar mais de uma vez na mesma eleição, sem que o fato fosse notado pelo mesário.
Goiás, Amazônia e Alagoas são estados que se destacam com as ocorrências inéditas de duplicidade de digitais. Ainda segundo o TSE, há constatação de uma mesma impressão digital ser registradas em até 10 diferentes seções. O caso foi levado à Polícia Federal para investigação, que averiguará se houve erro operacional do cartório no recadastramento e/ou eleitores agindo de má fé.
Mesmo Sergipe sendo um dos estados onde a eleição 2014 é totalmente biometrica, de acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Sergipe, não houve registro de casos de duplicidade de digital. ”Até o momento não recebemos nenhuma notificação do TSE e nem da Polícia Federal, demonstrando indícios em nosso Estado”, declara.
A varredura na duplicidade de impressões digitais teve início no mês de setembro e até essa quarta-feira (01), 67% do banco de dados de eleitores foi checado. Mesmo funcionando por 24 horas por dia, não será possível encerrar a análise dos 24 milhões de eleitores até o domingo (05), dia do primeiro turno. Estima-se que cerca de 80% terá sido verificado.
Foto: Ilustração Internet


Projeto segue para sanção da prefeita e prioriza participação popular

Alese discute queixas da população sobre falta d’água e cobranças indevidas

O senador Weverton, autor do projeto, diz que a iniciativa tem o objetivo de oferecer segurança jurídica aos taxistas e suas famílias

Município pedirá reparação por danos morais coletivos e adotará medidas criminais

Nova lei garante 3% de aumento, cria concurso para o AjuPrev e nomeia conselheiros