Governadores do Nordeste entregam carta a Jair Bolsonaro | F5 News - Sergipe Atualizado

Governadores do Nordeste entregam carta a Jair Bolsonaro
Em audiência, autoridades sugeriram diálogo nas áreas de Educação e Obras
Política | Por Agência Sergipe de Notícias 09/05/2019 18h38 - Atualizado em 09/05/2019 18h50 |


Após ter sido recebido individualmente pelo presidente Jair Bolsonaro na última quarta-feira (08), o governador Belivaldo Chagas voltou a se reunir com o presidente na tarde desta quinta-feira (09). Desta vez, o encontro aconteceu de forma conjunta com os demais governadores do Nordeste, que também estão cumprindo agenda em Brasília (DF).

A reunião aconteceu no Palácio do Planalto e teve como objetivo principal apresentar ao presidente a Carta dos Governadores do Nordeste, que sugere pontos prioritários para diálogo com o Governo Federal, nas áreas de Educação e Obras. O interesse dos governadores é que haja um espírito de colaboração entre os entes da federação.

O encontro foi intermediado pelo Ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Alberto Santos Cruz, que realizou uma pré-reunião preparatória junto aos participantes. Também participaram o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Carta dos Governadores ao Nordeste

O destaque da carta dos governadores foi no âmbito da Educação. A carta pede a prorrogação e ampliação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); negociação em razão de condenações judiciais sobre diferenças do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), devidas pela União aos estados, além da revisão dos cortes em desfavor de Universidades e Institutos Federais.

Já no que diz respeito às obras, os governadores pedem retomada urgente de obras federais no Nordeste, visando o crescimento econômico e a geração de empregos, com destaque para obras rodoviárias, de segurança hídrica e habitacional.

O governador avaliou de forma positiva a reunião e destacou os principais pontos debatidos. "Discutimos diversos pontos de interesse do Nordeste, mas destacamos a questão do Fundeb e a decisão do corte de recursos das universidades. Pedimos também ao presidente que não deixasse de rever a possibilidade de retomar as obras que estão paralisadas em todo o Nordeste. Além disso, fizemos um convite para que ele compareça à reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, o Condel, no dia 24, ele disse que vai pensar e que é possível que esteja presente", explicou Belivaldo.

Assinam a carta, além do governador de Sergipe, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o governador de Alagoas, Renan Filho; do Piauí, Wellington Dias; do Maranhão, Flávio Dino; da Bahia, Rui Costa; da Paraíba, João Azevedo; e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Mais Notícias de Política
Agência Brasil
15/09/2025  12h10 Eleitores de três bairros de Aracaju têm até 19/09 para cadastrar biometria
Esta etapa é para os moradores dos bairros América, Grageru e Luzia. Para o serviço, é preciso agendamento online
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto
15/09/2025  10h14 Com anistia à tona, Congresso trava em propostas econômicas do governo
Os projetos de lei que tratam da isenção do Imposto de Renda e da aposentadoria dos militares não têm data prevista para votação
Hugo Barreto/Metrópoles
14/09/2025  10h28 Condenado, Bolsonaro vai a hospital em comboio policial
Moraes autorizou ida do ex-presidente ao hospital, em Brasília, para procedimento cirúrgico. É a primeira saída desde a condenação
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado