Lula anuncia Boulos no lugar de Márcio Macêdo na Secretaria-Geral
Troca era esperada há meses na pasta, responsável por coordenar a articulação do governo com os movimentos sociais Política | Por F5 News 20/10/2025 19h59 - Atualizado em 20/10/2025 20h05 |O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) a saída do sergipano Márcio Macêdo (PT) do comando da Secretaria-Geral da Presidência da República, após dois anos e nove meses no cargo. O ex-deputado federal será substituído pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), em movimento que amplia o espaço do PSOL na Esplanada dos Ministérios.
Macêdo assumiu a Secretaria-Geral em janeiro de 2023, no início do terceiro mandato de Lula, e teve papel estratégico na articulação com movimentos sociais. Durante sua gestão, coordenou o G20 Social, realizado no Rio de Janeiro em 2024, evento que antecedeu a cúpula de chefes de Estado e de governo do grupo das principais economias do mundo.
Petista histórico e um dos vice-presidentes nacionais do PT, Macêdo atuou na reconstrução da relação do governo com as bases populares, atuando em caravanas e na vigília de Curitiba durante o período em que Lula esteve preso. Também foi o tesoureiro da campanha presidencial de 2022.
Nos últimos meses, o ministro enfrentou críticas internas, especialmente após o baixo público do ato do Dia do Trabalhador em São Paulo, em 2024, o que levou o presidente a cobrar maior mobilização das centrais sindicais.
Com a mudança, a Secretaria-Geral, uma das cinco pastas sediadas no Palácio do Planalto, passa a ser comandada por Guilherme Boulos, deputado mais votado de São Paulo e um dos principais nomes da esquerda brasileira.
*Com informações do G1





