Márcio Macêdo planeja retorno à Câmara dos Deputados em 2026
Após deixar ministério, petista articula candidatura por Sergipe Política | Por F5News 20/10/2025 22h15 |Após deixar a Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo (PT-SE) confirmou que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. O ex-ministro, que esteve no governo desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que deixa o cargo com “dever cumprido” e focado em um novo ciclo político.
Fontes do Partido dos Trabalhadores informaram que Macêdo deve contar com apoio integral da sigla em Sergipe para a candidatura. O petista, que já exerceu mandato de deputado federal entre 2011 e 2015, pretende retornar à Câmara com a missão de fortalecer a bancada do partido no Congresso.
Durante quase três anos à frente da Secretaria-Geral, Macêdo coordenou a relação do governo com movimentos sociais e organizações da sociedade civil, além de participar da transição e da execução dos programas de participação popular do governo Lula.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele destacou que todas as propostas de participação social apresentadas durante a campanha de 2022 foram implementadas ou estão em andamento.
“Cumprimos o que prometemos e agora sigo para um novo desafio”, afirmou.
Com a saída do governo, Márcio Macêdo deve permanecer sem cargo público até o período eleitoral, quando retomará as atividades políticas no estado em preparação para a campanha de 2026.
Veja o vídeo:
*Com informações do Metrópoles





