Mesa Diretora apresenta projeto que proíbe porte de arma na CMA | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Mesa Diretora apresenta projeto que proíbe porte de arma na CMA
Proposta foi retirada de pauta, mas deve voltar à discussão na próxima semana
Política | Por F5 News 25/04/2019 17h15 - Atualizado em 25/04/2019 19h05 |


Uma resolução que proíbe o porte de arma dentro da Câmara Municipal de Aracaju e prevê detenção em caso de descumprimento foi apresentada pela Mesa Diretora da Casa, nesta quinta-feira (25), e já gerou polêmica por parte de alguns parlamentares que são contra a medida. O projeto foi retirado de pauta e deve voltar à discussão na próxima terça-feira (30).

A proposta surgiu depois de uma discussão entre os vereadores cabo Amintas, que é militar, e o líder da situação, Vinícius Porto, que chegaram a bater boca durante a sessão da semana passada. Em um dos vídeos gravados de dentro do plenário, Vinícius permanecia sentado enquanto Amintas o chamava de 'cínico', 'moleque' e era contido por outros vereadores.

Na Casa, três dos 24 vereadores eleitos são policiais e pelo ofício podem andar armados. No entanto, a discussão entre os dois vereadores levantou o questionamento dos riscos em situações como essa. Para os parlamentares, o projeto de lei deveria passar pelos militares, antes de ser discutido com os demais vereadores em plenário. 

O projeto foi retirado de pauta a pedido do vereador Cabo Didi, que também solicitou uma reunião para que o texto fosse refeito. "Pedi para analisar e até opinar para que deixasse o projeto atualizado, de acordo com as nossas necessidades de policial militar. Sou militar, há 20 anos na ativa, 12 de Radiopatrulha, e não posso sair de casa e vir para a Câmara desarmado. Vamos deixar essa arma onde?", questionou, em entrevista à TV Atalaia.

Segundo o militar, para que o armamento seja acondicionado de forma adequada é preciso garantir segurança. "Tem que ter um cofre, um local do tonel com areia para que seja feito o desarme-se, precisa também de um militar tomando conta. Precisa ter adequações na Casa. Acho que tem que ter coesão e cada um pague pelo seus atos", disse Cabo Didi.

Para o vereador Zezinho do Bugio, é preciso haver uma readequação na estrutura da CMA para melhorar a segurança. "Aqui na Câmara não tem detector de metais para que as pessoas sejam revistadas, não temos segurança armada, acho que temos que readequar essa lei e melhorar a segurança de todos. Todos estão vulneráveis", afirmou.

De acordo com o presidente da Casa, Nitinho Vitale, a proposta do PL é que o parlamentar militar que chegar à Câmara deixe a arma dentro de um gabinete, sob os cuidados de um policial militar que irá guardá-la em um cofre. 

"Em nenhum momento quis tirar a defesa de nenhum policial, na verdade estou colhendo o fruto do descuido de muitos anos nesta Casa. Mas vamos fazer um texto junto com os militares desta Casa para que possa adequar essa situação e não tenho dúvida que a Segurança Pública vai disponibilizar um policial para fazer esse procedimento", disse Nitinho à TV Atalaia.

Mais Notícias de Política
Agência Brasil
15/09/2025  12h10 Eleitores de três bairros de Aracaju têm até 19/09 para cadastrar biometria
Esta etapa é para os moradores dos bairros América, Grageru e Luzia. Para o serviço, é preciso agendamento online
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto
15/09/2025  10h14 Com anistia à tona, Congresso trava em propostas econômicas do governo
Os projetos de lei que tratam da isenção do Imposto de Renda e da aposentadoria dos militares não têm data prevista para votação
Hugo Barreto/Metrópoles
14/09/2025  10h28 Condenado, Bolsonaro vai a hospital em comboio policial
Moraes autorizou ida do ex-presidente ao hospital, em Brasília, para procedimento cirúrgico. É a primeira saída desde a condenação
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado