Ministro do STF arquiva inquérito contra Eduardo Amorim e Maria do Carmo
Relatório não demonstra repasse irregular da Odebrecht nas eleições de 2014 Política | Por F5 News 03/06/2019 17h46 - Atualizado em 04/06/2019 10h22 |O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski arquivou o inquérito 4.438, que investigava suposta destinação de recursos da Odebrecht para as campanhas da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) e do ex-senador Eduardo Amorim em 2014.
O arquivamento foi deferido após manifestação da Procuradoria Geral da República (PGR). Na decisão, assinada na semana passada, o ministro do STF ressalta que "na hipótese dos autos, tal como destacado pela Procuradoria Geral da República, constato que, de fato, não há suporte probatório mínimo de materialidade e de autoria que ampare o oferecimento de denúncia, sendo, portanto, de rigor o imediato arquivamento deste inquérito".
Conforme a denúncia, ambos receberam pagamento de viagens que não teriam sido contabilizadas em suas campanhas eleitorais, totalizando R$ 600 mil, que teriam sido custeados pela Odebrecht, a pedido do ex-governador João Alves Filho, esposo de Maria do Carmo. O relatório de Análise de Polícia Judiciária, no entanto, apontou que o repasse foi feito diretamernte para o Diretório Nacional dos partidos dos investigados.
Para Eduardo Amorim, o arquivamento corrobora tudo o que ele havia declarado: todas as doações para sua campanha foram oficiais, declaradas e encontram-se à disposição no site do TSE.
"Como médico especialista em tratamento da dor, vivi uma das piores dores que existe: a dor da injustiça. Fui acusado do que nunca fiz, nunca vi. Mas a consciência sempre esteve tranquila, porque a verdade é única e sempre prevalece", disse o político.
“Recebo com muita tranquilidade e alegria a notícia do arquivamento desse processo, pois sempre tive a consciência de que não cometi nenhum tipo de ilícito. Todas as doações da minha campanha foram feitas dentro da legalidade e declaradas ao Tribunal Eleitoral”, disse a senadora Maria do Carmo Alves (DEM).


Assessoria confirma que o estado de saúde do deputado é grave

Esta etapa é para os moradores dos bairros América, Grageru e Luzia. Para o serviço, é preciso agendamento online

Os projetos de lei que tratam da isenção do Imposto de Renda e da aposentadoria dos militares não têm data prevista para votação

Moraes autorizou ida do ex-presidente ao hospital, em Brasília, para procedimento cirúrgico. É a primeira saída desde a condenação

Condenados podem recorrer da decisão