Moradores do povoado Sirizinho, em Rosário (SE), reclamam de abandono | F5 News - Sergipe Atualizado

Moradores do povoado Sirizinho, em Rosário (SE), reclamam de abandono
Política 11/10/2017 11h30 - Atualizado em 11/10/2017 15h40 |


Por F5 News

Moradores do povoado Siririzinho, em Rosário do Catete, a 37 km de Aracaju (SE), teceram críticas sobre a situação da comunidade. Entre os problemas, eles apontam transporte local sucateado, desabastecimento d’água, falta de iluminação e buracos em diversos trechos espalhados pela cidade.

Representantes do povoado estiveram na Câmara do Município, na segunda-feira (9), para reclamar da situação e pedir apoio dos vereadores. A falta de água, segundo os moradores, tem trazido transtornos há anos; o abastecimento, na maioria das vezes, é feito através de caminhão-pipa.  

“É inadmissível que as famílias da comunidade tenham que comprar água todos os dias, já que muitas não têm dinheiro nem para comprar o alimento”, disse o morador José Rocha, cobrando ainda que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) seja melhor utilizado para os jovens da cidade.

Durante a sessão, a presidente da Casa, Amélia Resende (PSC), lamentou o quadro e afirmou que a prefeitura teria dado prazo até o dia 30 deste mês para resolver os problemas. Segundo ela, a administração não tem feito o seu papel.

Ainda conforme a vereadora, 20 pessoas foram afastadas do Programa de Inclusão Social (PIS) do Município, mesmo todas observando os critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “Isso é inaceitável. A Câmara está trabalhando para mudar essas situações”, disse Resende.

Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Rosário do Catete, afirmou que as reclamações dos moradores não procedem. Leia na íntegra.

“Não há desabastecimento de água no povoado, pelo contrário, a gestão municipal tem tido muita atenção a este povoado. Para resolver o problema do abastecimento de água que já vinha desde a gestão passada, abriu processo licitatório para a compra de duas bombas de água para abastecer o povoado, já que vândalos haviam furtado as bombas que abasteciam a comunidade. O processo já foi concluído e as bombas serão compradas e instaladas no local até o final deste mês, porém, é importante frisar que a população não ficou desassistida, já que dois caminhões pipa abastecem o povoado normalmente. Inclusive, hoje mesmo o transformador elétrico já foi instalado. A Secretaria de Obras iniciou a operação tapa buraco na sede e em Siririzinho. O povoado que havia sido abandonado pela gestão passada, também será contemplado pela operação. Quanto a iluminação, a Secretaria de Obras desconhece qualquer falta de iluminação. Pelo contrário, o povoado está bem iluminado, inclusive, a prefeitura vem dando a manutenção necessária. Também não procede a informação do sucateamento do transporte. Enquanto a gestão passada não se preocupou com o tema, o prefeito Vino Barreto acatou uma antiga solicitação dos moradores e comprou uma ambulância 0km. O carro fica à disposição da comunidade 24 horas, melhorando o atendimento à saúde da comunidade”, diz a nota.

Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores

Atualizado para acréscimo de nota

Mais Notícias de Política
Igor Matias/ASN
05/09/2025  19h23 Governo de Sergipe autoriza concurso para professores da rede estadual
Edital deve ser publicado até outubro e prevê vagas e cadastro reserva
Divulgação
05/09/2025  11h47 Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito de Lagarto, Sérgio Reis
Defesa da chapa buscará reverter decisão nas Cortes Eleitorais
Reprodução/Ricardo Stuckert
04/09/2025  16h34 CPMI do INSS cobra dados de sindicato do irmão de Lula
Comissão pede a abertura de sigilo sobre as pessoas que atuavam em nome do Sindnapi
Marcos Menezes
04/09/2025  14h43 Alese aprova incentivo para modernizar relação entre Fisco e contribuintes
Projeto cria o IMFC, valoriza auditores e aposentados e amplia progressão na Sefaz
Carlos Moura/Agência Senado - Fonte: Agência Senado
04/09/2025  13h40 Comissão aprova MP que zera conta de luz para famílias de baixa renda
Deputado Fernando Coelho Filho apresentou ajustes no seu relatório

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado