Morre, aos 76 anos, Padre Gerard Olivier, prefeito de Japaratuba
Política 03/06/2013 10h55 |Por Marcio Rocha
O prefeito de Japaratuba, Gerard Lothaire Jules Olivier, conhecido como Padre Geraldo (PT), faleceu aos 76 anos, na manhã dessa segunda-feira (1º), no Hospital São Lucas, em decorrência de complicações provocadas pela metástase de câncer de pulmão.
Conforme o secretário de Comunicação do município, Joaquim Santos, o padre morreu às 10h05 da manhã desta segunda-feira. De acordo com informações, o padre sofria há vários anos com um câncer que lhe levou a internamento por várias vezes, tendo inclusive, sido hospitalizado e passado cerca de 30 dias internado durante a campanha eleitoral. Sua última internação seria de 30 dias, período pelo qual o prefeito pediu licença do mandato para tratar-se da doença.
O padre Geraldo, como ficou popularmente conhecido foi prefeito da cidade de Japaratuba por três mandatos e exercia sua quarta passagem pelo comando do município. Nascido em Tournai, na Bélgica, no dia 10 de outubro de 1936, ingressando na vida religiosa ainda jovem, aos 16 anos. Enviado para o Brasil, Padre Gerard participou ativamente da difusão das atividades católicas no estado de Sergipe, onde fixou-se.
Sua vida pública iniciou-se como prefeito da cidade na década de 90. Sempre pelo Partido dos Trabalhadores, padre Gerard conquistou quatro vezes a eleição majoritária municipal. Ligado às questões ambientais e de reforma agrária, Gerard Lothaire voltou seus mandatos em benefício dos menos favorecidos, segundo sua orientação religiosa.
O padre Gerard deixa como sucessor, o seu vice-prefeito, Hélio Sobral (PMDB) que assumirá a partir desta segunda-feira o comando do município de Japaratuba.
A prefeitura de Japaratuba informa que o velório do líder Gerard Lothaire Jules Olivier, o padre Geraldo, será às 17h de hoje (3) na Igreja Nossa Senhora da Saúde, localizada em Japaratuba. O enterro do prefeito acontece amanhã (4) às 9h no cemitério da cidade. A Prefeitura decretou luto oficial de três dias.
Imagem: Claudomir Tavares


Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet