MPE recomenda adiamento de votação das mudanças na Previdência
Política 31/08/2017 08h42 - Atualizado em 31/08/2017 17h40 |Por F5 News
O Ministério Público de Sergipe (MPE) recomendou o adiamento da votação do Projeto de Lei Complementar 10/2017, que unifica os fundos da Previdência de Sergipe, e deve ser apreciado nesta quinta-feira (31) pelo plenário da Assembleia Legislativa. A recomendação foi feita por meio de um ofício endereçado ao presidente da Alese, o deputado Luciano Bispo, que havia agendado a votação para hoje, atendendo aos anseios do Palácio dos Despachos.
De acordo com o documento assinado pelos promotores de justiça, Bruno Melo e Luciana Duarte, a matéria não deve tramitar "sem que antes seja feito estudo técnico sobre o tema". Na prática, o governo pretende utilizar os recursos do Finanprev, capitalizado em R$ 600 milhões, para cobrir parte do rombo do Funprev, cujo déficit mensal chega a R$ 120 milhões. Dessa forma, todos os servidores do Estado passariam a integrar um mesmo fundo e também poderiam aderir a um regime previdenciário complementar.
No entanto, na ótica do MPE, a medida é insconstitucional porque como o sistema previdenciário está desequilibrado, ela tende a "a ampliar esse déficit, seja a curto, médio ou longo prazos". Os promotores argumentam ainda que aglutinar toda a massa do funcionalismo em um único Fundo Financeiro deficitário está em "desacordo com a técnica contábil e com o mandamento constitucional do equilíbrio financeiro e atuarial, além de atentar contra os princípios constitucionais da eficiência e da economicidade".
Em caso de descumprimento da recomendação, o MPE pretende mover uma Ação Cível para barrar a tramitação da propositura.
À imprensa, o deputado Luciano Bispo garantiu que a votação será realizada. "Quem achar inconstitucional que vá à Justiça, e está Casa vai se defender", declarou, acrescentando que respeita a manifestação dos demais Poderes.
A sessão desta quinta foi aberta às 10h15. Os deputados agora estão em plenário discutindo o PLC. O Portal F5 News acompanha a sessão e trará mais informações ao longo do dia.
Foto: reprodução Agência Alese


Defesa da chapa buscará reverter decisão nas Cortes Eleitorais

Comissão pede a abertura de sigilo sobre as pessoas que atuavam em nome do Sindnapi

Projeto cria o IMFC, valoriza auditores e aposentados e amplia progressão na Sefaz

Deputado Fernando Coelho Filho apresentou ajustes no seu relatório

Comissão do Senado autorizou investigação sobre a estatal, relatada por Flávio Bolsonaro e proposta por Damares Alves, após prejuízo bilionário dos Correios