“Não é assunto para comentar”, diz Iunes sobre crise com Mendonça | F5 News - Sergipe Atualizado

“Não é assunto para comentar”, diz Iunes sobre crise com Mendonça
Política 01/02/2016 10h20 |


Da Redação

O comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Mauricio Iunes, continua preferindo o silêncio em relação à crise com o secretário da Segurança Pública, Mendonça Prado. Em entrevista divulgada pela Ilha FM na manhã desta segunda-feira (1º), a primeira desde que sua suposta saída do comando da Corporação começou a ser ventilada, Iunes não confirmou a existência de divergências com Mendonça e assegurou que não vai comentar o assunto por entender que é uma questão a ser resolvida pelo governador Jackson Barreto.

Ao repórter Marcos Borges, da Ilha FM, o comandante da PM disse reprovar os comentários divulgados por setores da imprensa dando conta de que ele teria entregue o cargo. Iunes classificou as informações como levianas. “Creio que essas pessoas não têm o que fazer, não existe por parte desses segmentos preocupação com a segurança. O comandante estará sempre trabalhando, nunca afetará a instituição Polícia Militar até porque eu comando homens e mulheres sérios, responsáveis e compromissados com a sociedade sergipana. A gente só tem que lamentar tantos comentários caluniosos, que não deveriam ser feitos, não em respeito ao comandante, mas em respeito à própria sociedade sergipana”, afirmou.

A crise na cúpula da SSP/SE foi confirmada pelo próprio secretário Mendonça Prado. Assim como ele, Iunes acredita que apenas Jackson Barreto tem legitimidade para tratar a questão, apesar de entender que não há divergências. “O comandante se manteve calado antes, durante e após. Esse assunto não é para ser comentado por minha pessoa. Se algo tem que ser feito, comentado, é pelo chefe maior (Jackson Barreto). Não entreguei o cargo, houve uma conversa com o governador, uma conversa que sempre há, até porque o chefe da Polícia Militar é o governador; toda vez que tiver que prestar contas daquilo que é realizado, isso vai ser feito de forma muito natural, agora, tem pessoas que conseguem até colocar palavras na boca do comandante. São fatos mentirosos, caluniosos, (que) partem de pessoas sem caráter que querem criar polêmica com a sociedade, com nosso secretário de Segurança, mas o trabalho vai continuar de forma muito tranquila até o dia que assim o chefe maior (JB) decidir”, afirmou.

Há meses os comentários sobre a suposta má relação entre os gestores ganharam força, mas a recente exoneração do comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA) por ter obedecido a uma ordem de Mendonça, desautorizada por Iunes, teria agravado a situação. Iunes desmente. “Não aconteceu da forma que foi comentado. A PM é uma instituição militarizada, baseada nas leis e elas têm que ser cumpridas. Não posso fazer o que penso... infelizmente as pessoas não conhecem (a Lei) às vezes por falta de conhecimento, por ignorância e às vezes pela própria maldade, mas isso é muito tranquilo porque a legislação está à disposição de toda sociedade, não vamos polemizar porque a lei existe pra ser cumprida, não sou eu quem vai descumprir a lei”, disse.

Na semana passada, Jackson conversou separadamente com Mendonça e com Iunes. À imprensa, o governador afirmou que daria uma posição sobre o assunto antes do carnaval. Nos bastidores já começaram as especulações sobre os nomes de possíveis substitutos dos dois cargos. 

Mais Notícias de Política
Montagem F5 News
07/08/2025  16h03 Laércio Oliveira assina pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF
Vinícius Schmidt/Metrópoles
07/08/2025  14h14 Impeachment de ministro do STF depende de 54 votos no Senado. Entenda
Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico
Hugo Barreto/Metrópoles
07/08/2025  13h47 Oposição desocupa Senado sem acordo para impeachment de Moraes
Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF
Bruno spada/Câmara dos Deputados
06/08/2025  23h35 Após obstrução de Plenário, Hugo Motta abre sessão e pede respeito
Presidente da Câmara diz que interesses pessoais não podem prevalecer
Ana Lícia Menezes/Arquivo PMA
06/08/2025  14h59 Presidente da Câmara denuncia remanejamento de verbas da saúde em Aracaju
Ricardo Vasconcelos acusa ex-prefeito Edvaldo Nogueira de remanejar recursos de emendas sem autorização

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado