Nova gestão da saúde é pactuada entre Déda e o ministro Padilha | F5 News - Sergipe Atualizado

Nova gestão da saúde é pactuada entre Déda e o ministro Padilha
Política 15/09/2011 18h27 |


O governador Marcelo Déda, em audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, formalizou nesta quinta-feira (15), em Brasília, o pedido de adesão ao Contrato Organizativo de Ação Pública (Coap). O contrato, que deverá ser assinado pelos governos Federal e Estadual numa cerimônia em Aracaju, representará um sistema de gestão mais ágil e com mais recursos para a saúde pública.

"Nossa perspectiva é a de que tenhamos avanços significativos na saúde pública", resumiu Déda. O Coap implicará, de imediato, a inauguração do Hospital de Estância e da unidade Pré-Parto, Parto e Puerpério (PPP) do Hospital Santa Isabel, em Aracaju, cujos recursos foram assegurados pelo ministro. Neste último, também será inaugurada a Casa da Gestante Bebê e Mamãe.

Redes assistenciais

De acordo com o secretário de Saúde, Antonio Carlos Guimarães, presente à audiência, o novo sistema de gestão permitirá a "organização e a qualificação de nossas redes assistenciais" (Atenção Psicossocial, Atenção Básica, Urgência e Emergência, Atenção Especializada e Rede Cegonha). "Trata-se de garantia de acesso à saúde pública com acolhimento e qualidade", destacou Guimarães.

O Coap foi regulamentado pelo decreto presidencial 7.508/11, que, por sua vez, baseia-a na Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde (SUS). Sergipe, pela similaridade de sua legislação estadual com a federal, será o primeiro estado a adotar a nova forma de gestão. Com o novo sistema, as responsabilidades das três esferas públicas – Municipal, Estadual e Federal – serão regulamentadas por lei e não mais por pactos.

Durante a audiência, o governador convidou Padilha para a abertura da Conferência Estadual de Saúde, dia 7 de outubro. Durante a audiência, o ministro foi assessorado por Mozart Sales, chefe de gabinete da Saúde. O governador foi assistido por Oliveira Júnior, secretário de Planejamento, e Pedro Lopes, representante de Sergipe em Brasília.

Mais Notícias de Política
Reinaldo Moura/Secom
20/08/2025  15h36 Emília afirma que ainda não há consenso sobre licitação do transporte
Reunião do Consórcio reuniu prefeitos da Grande Aracaju e governador para discutir medidas técnicas e jurídicas
Ricardo Stuckert / PR
20/08/2025  15h31 Aprovação de Lula sobe pela 2ª vez e marca 46%. Desaprovação é de 51%
Lula recuperou seis pontos porcentuais na aprovação desde maio
Assessoria de Comunicação
20/08/2025  07h37 Laércio Oliveira avalia criação da federação União Progressista e destaca fortalecimento político
China Tom
19/08/2025  16h16 CPI do Natal Iluminado inicia investigando R$ 10 milhões de decoração em Aracaju
Câmara aprova quatro requerimentos para obter documentos e informações de Emsurb, Setur, Semfaz e CGM sobre contrato de 2024
Luanna Pinheiro/CMA
18/08/2025  17h14 CPI da SMTT inicia investigação sobre R$ 135 milhões em multas de trânsito
Seis requerimentos foram aprovados para detalhar arrecadação, destinação e fiscalização dos recursos entre 2017 e 2024

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado