Partidos devem deixar as convenções estaduais para o último prazo
Política 18/06/2014 10h30 |Por Fernanda Araujo
As convenções partidárias nacionais já foram realizadas, mas no Estado de Sergipe a notícia é de que a maioria dos partidos deve acabar com o mistério das candidaturas no último final de semana, dia 30 de junho, prazo final para a realização das convenções.
Segundo o vereador Robson Viana (PMDB), não há dúvidas de que todos os partidos vão se reunir até o último dia para anunciar as suas coligações. “Mais uma vez aqui no estado, a gente vai aguardar até o finalzinho, os 45 minutos do segundo tempo”, disse. De acordo com o parlamentar, os partidos querem deixar um pouco de suspense no ar, além de que diálogos e acordos ainda não terminaram.
A definição mais aguardada é a do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), que decidiu permanecer na Prefeitura ao invés de disputar o governo. Todos esperam saber qual pré-candidato ao governo o prefeito deve apoiar, seja o senador Eduardo Amorim (PSC), ao governador Jackson Barreto (PMDB) ou supostamente ao senador Antônio Carlos Valadares (PSB), que cogita a eleição. “Todos estão conversando, se preparando. A gente tem conversa de Valadares com Amorim, Jackson com Valadares, Jackson com o prefeito. Hoje Jackson viaja com o prefeito para Brasília, então, o momento está se afunilando”, ressalta.
Até o momento, o único partido a fazer a convenção estadual é o PSTU. Nesta quarta-feira (18), das 18h às 21h, na Câmara de Vereadores haverá o lançamento dos pré-candidatos do partido e debate sobre o programa de governo. No programa de rádio Liberdade Sem Censura, a presidente do PSTU/SE, Vera Lúcia, pré-candidata a deputada federal, afirmou que hoje devem ser fechados os últimos detalhes da frente de esquerda.
“Temos batalhado desde o ano passado. Para nós é importante apresentarmos programa alternativo à classe trabalhadora. Entendemos que é importante para o cenário político que se apresenta agora com figuras e partidos que na ultima década eram papel de coadjuvante e agora são atores principais como Jackson Barreto, João Alves e Valadares que pode aparecer como terceira alternativa. Caso não feche, apresentaremos chapa completa”, conta.
Vera Lúcia desistiu da pré-candidatura a prefeita para disputar no Congresso Nacional. Ela esclarece que a decisão do partido foi devido à solicitação do eleitorado e ao estreitamento da democracia. “Esse estreitamento na democracia vem dificultando a existência de partidos pequenos como o nosso. Para o nosso partido se tornou uma necessidade disputar no Congresso Nacional”.


Nova lei garante 3% de aumento, cria concurso para o AjuPrev e nomeia conselheiros

Novo texto foi enviado após diálogo com sindicatos e garante ajustes à proposta original

Especialistas apontam chantagem de Trump em sanções contra o Brasil


Texto será enviado à sanção presidencial