Mundo
“Trump dos trópicos”: julgamento de Bolsonaro repercute no exterior
Por parte da imprensa internacional, a situação de Bolsonaro é analisada com estimativas de que o ex-presidente seja condenado Política | Por Metrópoles 02/09/2025 11h45 |O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de mais sete aliados começa nesta terça-feira (2/9) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), sob forte esquema de segurança e com os olhares da imprensa do mundo voltados para o Brasil.
Por parte da imprensa internacional, a situação de Bolsonaro é analisada com estimativas de que o ex-presidente seja condenado por golpe de Estado. As reportagens ainda relembraram a tentativa de interferência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no processo legal.
- The New York Times: explica as acusações e evidências apresentadas contra Jair Bolsonaro, alegando um plano para anular a eleição presidencial de 2022 no Brasil e se manter no poder. A reportagem descreve como o caso contra ele, que inclui depoimentos e documentos apreendidos, como um decreto para estado de sítio e novas eleições, é visto como um teste crucial para a democracia brasileira.
- The Guardian: a reportagem “O Funeral Político de Bolsonaro” trata da possível condenação do ex-presidente por planejar um golpe após perder as eleições de 2022. O texto destaca a celebração simbólica de ativistas, como o trompetista Fabiano Leitão, que usa performances musicais para marcar a queda de Bolsonaro e enxerga o julgamento como vitória democrática. A pressão internacional exercida por Donald Trump em apoio a Bolsonaro e contra o juiz do caso é mencionada, embora as autoridades brasileiras afirmem que isso não influenciará a decisão.
- Washington Post: reportagem de título “No julgamento de Bolsonaro, o Brasil confronta Trump — e seu passado autoritário”, publicada nesta segunda, analisa como o julgamento de Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) representa um momento histórico para o Brasil, sendo o primeiro caso em que um ex-presidente é processado por tentativa de subversão democrática.
- The Economist: a reportagem analisa o julgamento de Jair Bolsonaro por suposta conspiração golpista após a derrota em 2022 e coloca o Brasil em contraste com outros países afetados pelo populismo, como EUA, Polônia e Reino Unido. Argumenta que a experiência da ditadura e o consenso sobre reformas fortalecem a democracia brasileira, apesar de desafios como o poder concentrado no STF, a instabilidade fiscal e a influência externa de Donald Trump. O termo “Trump dos trópicos” é utilizado para se referir a Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil
- BBC: o artigo descreve o julgamento final de Jair Bolsonaro e sete aliados, acusados de tentar um golpe para mantê-lo no poder após a derrota em 2022. O texto também menciona que Bolsonaro teria tentado persuadir comandantes das Forças Armadas a apoiar o golpe e que ele já está impedido de concorrer em eleições futuras devido a ações anteriores que questionavam o sistema eleitoral.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.

Mais Notícias de Política

02/09/2025
16h28
Câmara de Aracaju mantém veto da prefeita e barra projeto de loteria

02/09/2025
15h32
Sergipe proíbe fogos de artifício em casas de shows e ambientes fechados

02/09/2025
15h00
Senado aprova proposta relatada por Laércio sobre crédito a idosos

02/09/2025
12h03
Sem acordo, mudanças na Lei da Ficha Limpa voltam à pauta do Senado

02/09/2025
12h00
CPMI do INSS pede ao STF a prisão preventiva de 21 envolvidos em fraudes