Políticos dizem desconfiar da veracidade de pesquisa eleitoral em SE
Política 25/04/2018 16h20 - Atualizado em 25/04/2018 16h41 |Por F5 News
Pré-candidato ao Governo de Sergipe, o ex-deputado federal Mendonça Prado (DEM) colocou sob suspeição uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Dataplan que foi divulgada hoje (25) por setores da imprensa, na qual seu nome não aparece. Para ele, a consulta teve o “intuito de enganar o povo sergipano”.
Classificando os dados da pesquisa como “criminosos”, Mendonça disse repudiar a exclusão do seu nome, considerando ter lançado sua pré-candidatura há seis meses.
“É lamentável que nos dias atuais empreguem esse tipo de artifício para ludibriar o povo, e tentar inflar nomes da preferência do poder econômico. Portanto, não avaliaremos dados criminosos, apenas alertamos o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal para esse tipo de manipulação explícita, que subestima a inteligência dos sergipanos e reduz o processo democrático a uma ação delituosa”, disse em nota.
A pesquisa também foi criticada pelo vereador de Aracaju Elber Batalha (PSB), presidente do Diretório municipal da legenda. Segundo ele, o partido deve solicitar cópia do documento ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE).
“É uma pesquisa que a nosso ver causa estranheza e nós temos uma grande preocupação para que isso não deflagre a temporada das ‘pesquisas fakes’, que visam confundir o eleitorado e causar uma confusão na ideia de quem tem a percepção de fora, a exemplo que a Justiça Eleitoral e a sociedade têm repudiado em relação aos ‘fake news’ que causam tão mal a sociedade”.
O Dataplan, que tem sede em Brasília, ainda não se pronunciou sobre a questão.


Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego

Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF

Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino

Deputado pediu reforço da Polícia Federal após ameaças de morte

Diretório municipal repudiou falas do vereador e reafirmou liderança do ex-prefeito