Procedimentos da votação paralela acontecem no final de semana
Política 02/10/2014 12h17 |O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) informa que no próximo sábado (4), véspera das Eleições, acontecerá o sorteio das duas Urnas Eletrônicas utilizadas na Votação Paralela. O sorteio será realizado na sala de Treinamento 2, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), das 9 às 12h.
A Votação Paralela acontecerá no domingo (5), no mesmo horário em que acontece o Pleito, ou seja, das 8 às 17h. Nas Eleições 2014, os cargos pleiteados são os de Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Vice-Governador, Presidente da República e Vice-Presidente.
Realizada na sede do Tribunal, na sala de Treinamento 1 da SGP, a Votação Paralela é um instrumento utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para demonstrar a lisura do sistema eletrônico de votação.
Todas as ações vêm sendo acompanhadas pela Comissão de Votação Paralela, aprovada em agosto deste ano pelo Presidente do TRE/SE, Des. Cezário Siqueira Neto, sendo composta por 15 servidores.
Fazem parte do Comitê o Juiz Gilson Felix, como Presidente e o Promotor Eduardo Barreto D'Ávila Fontes, como representante do Ministério Público.
Entenda a Votação Paralela
Na véspera da Eleição, no dia 4, ocorrerão os sorteios das Urnas Eletrônicas, sendo uma da capital e outra do interior. O preenchimento das cédulas eleitorais a serem utilizadas na auditoria das Urnas aconteceu durante reunião realizada no dia 19 de setembro, na presença de Representantes dos Partidos Políticos e Coligações e das Entidades representativas da Sociedade. Na ocasião, tais cédulas foram guardadas em duas Urnas de Lona e lacradas na presença dos participantes.
No dia da Eleição, dia 5 de outubro, a Urna de Lona, com as cédulas eleitorais preenchidas, será aberta e os votos serão lidos e digitados em um microcomputador onde estará instalado o sistema de apoio à Votação Paralela e concomitantemente na Urna Eletrônica.
A auditoria por amostragem será feita com as duas Urnas que seriam utilizadas na votação oficial com todos os programas oficiais, a fim de comprovar a lisura do sistema que envolve o registro dos votos na Urna Eletrônica.
Às 17h, a votação será encerrada com a apuração dos votos dados e a conferência entre os resultados do computador e da Urna Eletrônica, verificando assim, o funcionamento das urnas sob condições normais de uso.
Fonte: TRE/SE


O senador Weverton, autor do projeto, diz que a iniciativa tem o objetivo de oferecer segurança jurídica aos taxistas e suas famílias

Município pedirá reparação por danos morais coletivos e adotará medidas criminais

Nova lei garante 3% de aumento, cria concurso para o AjuPrev e nomeia conselheiros

Novo texto foi enviado após diálogo com sindicatos e garante ajustes à proposta original

Especialistas apontam chantagem de Trump em sanções contra o Brasil