Saúde: secretário anuncia corte de pessoal e mudanças na FHS
Medidas buscam economia de R$ 10 milhões Política 09/03/2017 16h37 - Atualizado em 09/03/2017 17h25 |Por F5 News
Durante sessão especial realizada nesta quinta-feira (09), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, anunciou mudanças na Pasta e a adoção de medidas que prometem trazer uma economia de R$ 10 milhões para o Estado, em um prazo de 90 dias.
Um das medidas mais polêmicas é anuncio de corte de mais de 300 cargos comissionados da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Segundo Almeida Lima, a exoneração dos comissionados vai representar uma economia de um milhão e meio de reais por mês. O secretário também destacou que vai ser feita uma auditoria na folha de pagamento, que apresenta um excesso de horas extras. Ele disse ainda que os empregos dos servidores da fundação estarão preservados, mesmo em caso de extinção, e ressaltou que o pensamento inicial é o saneamento e a consequente manutenção da FHS.
O secretário pretende criar um Conselho Curador e, anunciou o lançamento de um edital para a compra de três tomógrafos para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), processo que deve ser concluído em 70 dias.
Além do balanço da situação da saúde no estado, Almeida Lima falou sobre o acordo firmado entre o Estado de Sergipe, o Ministério Público Estadual (MPE) e o Ministério Público Federal (MPF), estabelecendo que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reassuma a gestão de contratos da FHS, bem como realize a reestruturação de pessoal e organizacional da Fundação.
O procurador do MPF, Ramiro Rockenbach, fez uma avaliação sobre a situação da saúde. Ao se referir sobre a FHS, o procurador disse que o quadro é absolutamente caótico, observados por várias auditorias, de diversos Órgãos de Controle, mas que espera mudanças. “Esse parece ser um ano decisivo, pois quando chegar em Dezembro, queremos ter um cenário de definição, pois é importante que isso aconteça”, disse.
Foto: Alese


Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet