Sergipanos mostram desânimo sobre as eleições 2014
Política 07/01/2014 16h31 |Por Laís de Melo
O calendário das eleições deste ano já foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral e, em cinco meses, a movimentação de campanhas, propagandas e apresentação de propostas terão início. A partir de então passa para a mão dos cidadãos a responsabilidade de decidir quais dirigentes irão assumir os cargos de compromisso para o crescimento do país e Estado em que vivem, e essa é a principal representação de cidadania.
Além disso, as eleições trazem consigo um caráter de expectativa para mudança e melhorias, o que não é o caso dos eleitores sergipanos. “Eu decidi que não voto mais em ninguém. Os governantes prometem, prometem, na hora nem fala mais com você”, disse o eleitor Carlos de Santana (foto). Da mesma forma pensa o jovem Rodrigo de Valença, de apenas 20 anos, mas que nunca votou.
“Não voto, não vou votar esse ano, nem nunca”, confirmou ele. Rodrigo acredita que assim não estará ajudando políticos a roubar. “A maioria dos candidatos são políticos que já passaram pelo poder, então a gente conhece, sabemos de tudo que eles descumpriram. Votar nessas pessoas é o mesmo que ajudar ladrão a roubar”, concluiu o jovem.
O senhor Aurelino Prado, que vota há mais de 40 anos, também permanece sem expectativas para as eleições desse ano e acredita que quando os candidatos se apresentam, aí é que fica difícil votar. “Eu estou sentindo um fracasso a cada ano que passa nos políticos. Eles não se interessam pela sociedade. A sociedade anda abandonada. As pessoas se iludem com as promessas deles e depois são enganadas”, ressaltou.
A cidadã sergipana Leonilda Santana (foto) disse que acredita na mudança porque tem fé em Deus, mas não acredita mais em promessas políticas. “Todo ano eles prometem, mas não fazem muita coisa. A gente espera uma melhora porque Deus existe, mas é difícil”.
Já a dona Jane Menezes não sabia das eleições desse ano e desconhece para quais cargos terá que votar. “Não me interesso muito para isso, não adianta mesmo”, justificou. Para pessoas como Jane, esse ano a eleição será para cargos à presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais, e está marcada para acontecer no dia 05 de outubro deste ano.


Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet