Sessão movimentada na Câmara Municipal de Aracaju
Vereadores aprovam 12 projetos de lei e nove requerimentos Política 23/03/2017 15h22 - Atualizado em 23/03/2017 16h13 |Na sessão ordinária desta quinta-feira (23), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os parlamentares debateram e aprovaram 12 projetos de lei e nove requerimentos. Todas as proposições foram aprovadas por unanimidade.
Dos 12 Projetos de Lei (PL) em pauta, dez estavam em redação final e serão encaminhados para sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Já os requerimentos, três são de autoria do vereador Iran Barbosa (PT), dois de Jason Neto (PDT), dois de Thiaguinho Batalha (PMB), um de Emília Correa (PEN) e um de Nitinho (PSD).
Entre as proposições mais discutidas entre os parlamentares, estava o PL 206/2015 de autoria do vereador Iran Barbosa (PT), que trata do transporte de animais domésticos no transporte coletivo da Capital. “Agradeço pela aprovação do projeto, mas peço que a vereadora Kitty Lima apresente emenda corrigindo parte do texto da lei”, frisou Iran.
Favorável a iniciativa, a vereadora Kitty Lima (Rede) foi enfática ao dizer que o projeto é voltado para os mais carentes que não tem como levar seus animais domésticos ao veterinário. O vereador Américo de Deus (Rede) também votou favorável. “Quem mais vai utilizar o transporte coletivo é a população carente, claro que com todos os cuidados detalhados no projeto. Parabenizo a iniciativa”, finalizou.
Muito debatido também foi o requerimento de número 14/2017, de autoria do vereador Jason Neto (PDT), que solicita Sessão Especial para debater a realidade dos radialistas em Aracaju. “Esta casa pode contribuir muito em relação as melhorias a esta categoria, que sofre nas mãos dos empresários”, revelou o parlamentar.
Muito bem recebido pelo parlamento foi o requerimento 49/2017, de autoria da vereadora Emília Correa (PEN), que solicita Sessão Especial, no dia 24 de abril, em celebração ao Dia da Empregada Doméstica. “Queremos discutir a importância das empregadas domésticas nas nossas vidas. Sei a importância do serviço de uma casa, que não acaba nunca, e estas mulheres cuidam com o maior carinho do nosso bem mais valioso, que é nossa casa e nossos filhos”.
O vereador Zezinho do Bugio (PTB) deu seu depoimento favorável ao tema. “As funcionários do lar são pessoas mais que especiais, porque além de cuidar da nossa casa acabam fazendo o papel de pai e mãe dos nossos filhos. Parabéns pela iniciativa da Sessão Especial, vereadora Emília”, finalizou.
Centro de Artes e Esportes Unificados
Após a Sessão Ordinária, o presidente da CMA abriu Sessão Especial, em caráter de urgência para aprovação em 3ª discursão e redação final para o Projeto de Lei 69/2017, de autoria do líder do prefeito, Professor Bittencourt (PCdoB), que denomina o Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU), localizado no Bairro Olaria, com o nome do vereador Abrahão Crispim de Souza.
Fonte: Agência CMA


Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet