Valdevan 90 é processado por compra de votos nas Eleições 2018 | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2018
Valdevan 90 é processado por compra de votos nas Eleições 2018
Preso, o sindicalista também responde a ações por fraude na prestação de contas
Política | Por F5 News 18/12/2018 08h45 - Atualizado em 18/12/2018 10h09 |


O deputado federal eleito Valdevan Noventa (PSC), é alvo de uma nova representação ajuizada pela Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público Federal em Sergipe (MPE), na qual ele é acusado de suposta compra de votos durante as eleições 2018. Se a ação for julgada procedente, poderá ter o mandato cassado.

De acordo com a procuradora da República, Eunice Dantas, a suspeita do crime de compra de votos foi confirmada no curso das investigações do esquema de fraudes no financiamento da campanha do candidato.

O MPF apurou que integrantes da equipe de Valdevan Noventa aliciaram 86 moradores dos municípios de Estância e Arauá para simular doações ao candidato. O deputado federal eleito está preso desde 7 de dezembro por coagir testemunhas durante a investigação das fraudes. No mesmo processo, o MP Eleitoral também pediu a inelegibilidade de Valdevan por oito anos.

Além de Valdevan, são réus na ação:

Evilázio Ribeiro Da Cruz - Indicado no registro de candidatura como o responsável por receber as comunicações da Justiça Eleitoral, além de haver assinado (como contratante) diversos contratos de prestação de serviço para a campanha de José Valdevan. Atuou fortemente no aliciamento e na posterior orientação dos eleitores. 

Melquiades Honorato - contador responsável pela apresentação da prestação de contas, também foi o responsável pela emissão dos recibos eleitorais da campanha.

Karina dos Santos Liberal - responsável por conseguir CPFs de pessoas visando utilizá-los como “doadores”, além de aparecer como testemunha em diversos documentos apresentados na prestação de contas, e de ter sido contratada como coordenadora do Comitê de campanha.

Rafael Noventa - vice-prefeito de Arauá, sobrinho de Valdevan indicado no registro de candidatura como o responsável por receber as comunicações da Justiça Eleitoral. 

Lais Kelly Conceição Santos - sobrinha de José Valdevan de Jesus Santos, demonstrou forte intenção de tumultuar o andamento das investigações.

Isaac Clayton Batista - advogado e um dos responsáveis por realizar e camuflar a fraude.

Ainda é réu na ação o prefeito de Arauá, José Ranulfo Dos Santos, por suspeita de haver irrigado as contas da campanha com recursos do município em razão de vários dos supostos doadores serem servidores municipais de Arauá.

A defesa de Valdevan não se manifestou sobre o assunto até o momento. O portal F5 News está à disposição dos citados. 

Mais Notícias de Política
Hugo Barreto/Metrópoles
14/09/2025  10h28 Condenado, Bolsonaro vai a hospital em comboio policial
Moraes autorizou ida do ex-presidente ao hospital, em Brasília, para procedimento cirúrgico. É a primeira saída desde a condenação
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado