Vereador pede nova eleição de mesa diretora em Riachão do Dantas (SE) | F5 News - Sergipe Atualizado

Vereador pede nova eleição de mesa diretora em Riachão do Dantas (SE)
Segundo parlamentar, antecipação da eleição fere a Lei Orgânica do município
Política | Por Fernanda Araujo 19/12/2018 14h32 - Atualizado em 20/12/2018 11h19 |


O vereador Eraldo Souza Andrade, o Eraldo da Churrascaria, pediu a nulidade da votação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Riachão do Dantas para o biênio 2019/2020. Ele questiona a votação que teria sido realizada há mais de um ano, contrariando o Regimento Interno da Casa e a Lei Orgânica do município sergipano.

“Eu nunca fui a favor e sempre serei contra, isso mesmo que eu esteja na presidência. Entendo que antecipar atropela as coisas. O regimento interno diz que não pode haver essa eleição antecipada. Em várias cidades do estado está anulando por conta disso”, disse o parlamentar do PSC ao F5 News.

De acordo com o Artigo 47, inciso 1º da Lei Orgânica do Município, “a eleição para renovação da Mesa Diretora realizar-se-á sempre no primeiro dia da sessão legislativa do ano subsequente ao da expiração do mandato da Mesa” - neste caso, em 2019.

No entanto, a eleição foi realizada ainda em 2017, reelegendo como presidente o vereador Pedro Santos Oliveira (PT), atual prefeito interino da cidade, após afastamento judicial do prefeito e vice. O vereador entrou com requerimento na terça (18) para pedir a nulidade do processo. O documento deve ser apreciado em Plenário na quinta (20). “Se existe o erro é preciso que prove. Por votação de maioria simples já pode anular”, afirmou Eraldo.

Ainda segundo o vereador, a presidência da Câmara da gestão passada [há cinco anos], teria feito uma Resolução na Lei Orgânica possibilitando que a votação da mesa diretora fosse antecipada. Porém, para que se pudesse alterar o Artigo 47, teria que ser feita uma nova lei e não por resolução ou emenda, conforme explicou o parlamentar.

Segundo a assessoria de comunicação da Câmara, o jurídico da Casa, a par da situação, fez um levantamento de todo o processo e confirmou que, sim, a alteração no artigo foi feita em 2013, o que legitima a antecipação da votação. “A assessoria jurídica emitiu ofício passando todas essas informações e está à disposição junto com o anexo desse artigo alterado para o vereador”, informou a assessoria.

Sobre o requerimento feito pelo vereador, a assessoria esclareceu que o documento foi protocolado, no entanto, não tem conhecimento sobre o que deverá ser apresentado na sessão desta quinta-feira (20).

Para o biênio 2019/2020 foram eleitos na Chapa 1 o presidente Pedro Santos Oliveira; Josenilton Araujo da Conceição para vice; para primeiro secretário, José Dias de Souza Neto e segundo, José Lopes de Almeida Júnior.

Mais Notícias de Política
Hugo Barreto/Metrópoles
14/09/2025  10h28 Condenado, Bolsonaro vai a hospital em comboio policial
Moraes autorizou ida do ex-presidente ao hospital, em Brasília, para procedimento cirúrgico. É a primeira saída desde a condenação
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado