“Geleira do apocalipse”: colapso rápido de gelo na Antártida preocupa
Segundo o estudo, derretimento da Plataforma de Gelo Oriental de Thwaites (TEIS), na Antártida, pode aumentar o nível do mar perigosamente Variedades | Por Metrópoles 07/12/2025 17h00 |Cientistas estão preocupados com os impactos do aquecimento global na geleira Thwaites, localizada na Antártida Ocidental. Em estudo publicado em agosto, o derretimento acelerado do gelo é causado pela evolução de fraturas na Plataforma de Gelo Oriental de Thwaites (TEIS) – um grande bloco de gelo flutuante que é uma zona fundamental da geleira.
Caso o local se desintegre, o nível do mar mundial pode aumentar em níveis perigosos. A zona é conhecida como “geleira do apocalipse”.
Atualmente, o artigo é o mais detalhado de como o processo de derretimento ocorreu. A pesquisa foi liderada pelo Debangshu Banerjee, da Universidade de Manitoba, no Canadá, e publicada na revista científica Journal of Geophysical Research: Earth Surface.
Para a pesquisa foram utilizados dados de observações por satélite, medições da velocidade do fluxo de gelo e dados de GPS de 2002 a 2020. O objetivo da equipe era ver a linha do tempo, da formação à evolução, das fraturas presentes na plataforma de gelo.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.
