Academias reverenciam o médico e poeta José Abud | Saúde em Dia | F5 News - Sergipe Atualizado

Academias reverenciam o médico e poeta José Abud
Médico, professor, escritor, ele foi alvo de uma sessão especial em sua homenagem
Blogs e Colunas | Saúde em Dia 04/03/2025 17h15 - Atualizado em 05/03/2025 09h08

Falecido em 24 de dezembro de 2024, aos 86 anos de idade, o médico, professor, escritor e poeta José Abud, foi alvo de uma sessão especial em sua homenagem, ocorrida no último dia 24 de fevereiro, promovida conjuntamente pelas Academias Sergipanas de Letras, de Medicina, de Educação e Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. O evento ocorreu no auditório da Academia Sergipana de Letras, sob o comando dos presidentes das entidades promotoras.

Coube ao acadêmico Lucio Prado Dias, em nome de todas as instituições, fazer a saudação póstuma ao Dr. José Abud. Ele proferiu um consistente e valoroso discurso, elogiado por todos que se fizeram presentes ao ato. Prado traçou com muita propriedade um perfil completo do médico geriatra que deixou um grande legado de ações para as pessoas da terceira idade, como professor pioneiro da Faculdade de Medicina da UFS na disciplina de propedêutica médica, escritor, autor do festejado livro de poemas Canto Primeiro, fisicultor, aos 70 anos teve tempo e disposição ainda para se formar em Educação Física.

 


 Após o discurso de Prado Dias, diversos imortais fizeram uso da palavra, como Antonio Carlos Sousa, Henrique Batista, José Anderson Nascimento, Jorge Carvalho, Antônio Saracura e Jane Nascimento. O médico Antonio Claudio Neves, da diretoria da Sociedade Médica de Sergipe e amigo discípulo leal do homenageado e o Sr. Manoel Durval de Andrade Neto, este presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, prestaram depoimentos. Para abrilhantar a solenidade, a poetisa Dirce Nascimento, que integra o Movimento Cultural Antonio Garcia, recitou poemas do Dr. José Abud.

Foi uma tarde memorável, que contou com a participação de representantes de diversas academias literárias e científicas do Estado. Prestigiando o evento, destacamos as presenças das duas filhas do homenageado, Ana Karla e Rosa Abud, que ao final da sessão presenteou a Academia de Letras com um álbum fotográfico alusivo à posse do pai delas no sodalício, ocorrida em março de 1980. Um lindo e emocionante momento. 

Como disse o imortal Lucio Prado Dias, na abertura do seu discurso, “eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse e vão esquecer o que você fez, mas nunca esquecerão como você as fez sentir”. Abud é uma dessas pessoas que nunca deverão ser esquecidas.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Saúde em Dia
Arquivo Pessoal
14/10/2025 17h00 A fé e a força de Neide: uma história de superação no enfrentamento ao câncer de mama
João Lima Júnio. Foto Arquivo Pessoal
09/10/2025 21h04 SUS completa 37 anos: fortalecer os seus alicerces hoje é qualificar o sistema para o futuro
Foto Arquivo Pessoal
22/09/2025 11h55 Setembro Amarelo: CVV reforça importância da escuta e do acolhimento
Foto Ascom/SES
17/09/2025 11h21 Sergipe já registra 15 mortes por Covid-19 em 2025 e acende alerta para nova variante
Foto Ascom/SES
08/09/2025 11h50 Doação de órgãos: informação e diálogo salvam vidas e encurtam a fila de transplante

Blogs e Colunas
Saúde em Dia
Saúde em Dia

André Carvalho é jornalista há mais de 20 anos. Formado pela Universidade Tiradentes (Unit), possui especialização em Marketing pela Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese). Foi apresentador de programa de rádio e televisão, e atuou como assessor de comunicação de vários órgãos públicos e secretarias municipais e estaduais. Atualmente, é editor do Caderno Saúde em Dia.

E-mail: jornalistaandrecarvalho@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado