6 sintomas de depressão podem antecipar risco de demência, diz estudo
Pesquisa acompanhou adultos do Reino Unido por duas décadas e aponta sinais específicos na meia-idade ligados à doença no futuro Brasil e Mundo | Por Metrópoles 21/12/2025 19h00 |Sintomas de depressão na meia-idade podem oferecer pistas importantes sobre o risco de desenvolver demência anos depois. É o que indica um novo estudo publicado na revista The Lancet Psychiatry na última segunda-feira (15). Foram identificados seis sinais específicos associados a uma probabilidade maior da doença neurodegenerativa no futuro.
A pesquisa reforça uma relação já conhecida entre depressão e demência, mas avança ao mostrar que nem todos os sintomas depressivos têm o mesmo peso.
“Nossos resultados mostram que o risco de demência está ligado a um conjunto específico de sintomas depressivos, e não à depressão como um todo. Essa abordagem baseada nos sintomas nos dá uma visão muito mais clara de quem pode ser mais vulnerável décadas antes do desenvolvimento da demência”, afirma o psicólogo epidemiológico Philipp Frank, em comunicado.
Como o estudo foi feito
A análise foi conduzida por uma equipe do University College London, no Reino Unido, e utilizou dados de 5.811 pessoas que participaram de um estudo longitudinal iniciado no fim da década de 1990. Na época da primeira avaliação, entre 1997 e 1999, os voluntários tinham de 45 a 69 anos e não apresentavam diagnóstico de demência.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.
