Otorrino explica as principais causas de coceira no ouvido
A coceira no ouvido é comum e pode aparecer no dia a dia por vários motivos. Saiba quando realmente é preciso se preocupar Cotidiano | Por Metrópoles 21/12/2025 15h00 |A coceira no ouvido incomoda e faz muita gente procurar ajuda médica. Mesmo sendo um sintoma comum, ele gera dúvidas porque pode surgir por vários motivos, desde algo simples, como ressecamento, até o início de uma inflamação.
Pelo fato do ouvido ser uma região sensível, ele costuma responder de forma rápida ao ambiente e aos nossos hábitos. Calor, umidade, uso frequente de fones ou até a tentativa de “limpar” com objetos podem causar irritações no canal auditivo.
Especialistas listaram as principais causas de coceira no ouvido. Confira:
Cera em excesso ou em falta
A cera existe para proteger o ouvido, mas quando é fabricada em excesso pode abafar o ouvido e até diminuir a audição. Isso já é suficiente para causar coceira. O contrário também incomoda, quando há pouca cera, a pele fica ressecada e mais sensível. Usar cotonetes piora as duas situações porque empurra o cerume para dentro e pode machucar a pele.
Uso frequente de fones e abafadores
Os fones de ouvido e abafadores também são causadores da coceira, já que eles dificultam a ventilação natural do canal auditivo. Com o uso desses aparelhos, o calor e a umidade se acumulam, fazendo com que a cera fique mais compactada.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.
